rss
email
twitter
facebook

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fiéis abandonam em massa a Igreja Católica


O número de fiéis que estão abandonando a Igreja Católica após os recentes casos de abusos sexuais e maus tratos envolvendo sacerdotes é classificado de "dramático", segundo reportagem publicada neste sábado pelo jornal "Frankfurter Rundschau".

O quadro é mais grave no Sul da Alemanha, especialmente na Baviera, região com grande número de católicos, segundo pesquisa. Na diocese de Bamberg, as baixas pularam de 200 para 1.400 fiéis por mês. Em Regensburgo, onde foi registrado um caso de maus tratos em coro dirigido por Georg Ratzinger, irmão do Papa Bento XVI, o abandono foi quintuplicado.

A situação não é diferente em Augsburgo. O bispo da cidade, Walter Mixa, renunciou ao cargo esta semana após admitir ter maltratado crianças de um orfanato quando era responsável por uma paróquia. Os registros de baixas já chegam a 4.300.

As regiões de Rottenburg-Stuttgart, Osnabrück, Berlim e Colônia também apresentam situação grave. Só na capital o número de fiéis que abandonaram oficialmente a Igreja triplicou.


Além do abandono de fiéis, a Igreja enfrenta também uma forte pressão da sociedade alemã. O Ministério da Justiça quer aumentar os prazos de prescrição para fazer com que vítimas de abusos possam ter mais tempo para denunciar os autores. O governo lançou um plano de apoio às vítimas de pedofilia.

- Muitos desses delitos prescreveram, mas a responsabilidade de auxiliar suas vítimas não prescreve - afirmou a ministra da Família, Kristina Schroeder, que criou grupos de trabalho para esclarecer centenas de casos de pedofilia no país.

Fonte: O Globo

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"A Igreja Católica não perde fiéis, perde INFIÉIS..."
Esses que se afastam da Santa Doutrina pelo erro da Igreja que também é HUMANA nunca foram fiéis, pois se fossem fiéis bateriam no peito e diriam "EU SOU CATÓLICO" com orgulho e fé daquilo que Jesus ergueu.
De que valem seres humanos que vão á uma Missa com a visão do RITUAL, senta-levanta-senta-levanta....se não reconhecem a verdadeira fonte da paz que se encontra em Jesus salvador e em Deus?? NADA...
Vale mais um pássaro na mão do que dois voando..

Unknown disse...

"A Igreja Católica não perde fiéis, perde INFIÉIS..."

ja ouvi esta frase não e sua más bem colocada.

se eu não estiver enganado deve ser de um bisbo do Brasil...

verdade ela e todas são feitas de humanos e els pecam erram.

Más para o CATOLICO ter mais orgulho a igreja deve ser más dura com estes VERMES.
NÃO ESTA SENDO IRMÃO WALACE