rss
email
twitter
facebook

sábado, 19 de junho de 2010

Chuva destrói Igreja Presbiteriana de Cortês

Na Mata Sul do Estado, o rio Sirinhaém invadiu a cidade de Cortês, distante cerca de 103 km de Recife. As pessoas estão deixando as suas casas e procurando os lugares mais altos. Mais de 200 famílias estão desalojadas, segundo o prefeito do município, José Genivaldo dos Santos (Geninho), que decretou estado de calamidade pública.

De acordo com o prefeito, o centro da cidade está todo inundado. "Lojas e casas estão alagadas, algumas chegaram a desabar. A chuva levou mercadorias. Na ilha da Saudade, 12 a 15 pessoas estão ilhadas. O Governo do Estado mandou um helicóptero para salvá-las. Nunca vi um desastre parecido aqui", falou.

Um homem identificado como José Heleno, de aproximadamente 37 anos, morreu devido a um deslizamento de barreira, na rua Aparador, no centro do município. O templo da Igreja Presbiteriana (foto acima) construído em 1931 não suportou a força das águas e tombou, ficando só a fachada. Portanto, aqueles irmãos precisam de ajuda não somente para reconstruírem suas casas e vidas, mas também para reconstruírem o templo que foi completamente destruído.

Veja a reportagem da TV Globo no vídeo abaixo:



A situação e a tarefa a realizar são imensas e isso me fez lembrar o que aconteceu com o povo de Deus, que após a invasão da Babilônia pelos exércitos de Nabucodonosor, viveu aproximadamente 70 anos de cativeiro, mas que com a graça de Deus voltaram paulatinamente, a terra prometida.

É óbvio que os prejuízos foram imensos, pois não tinham mais cidades, muros, casas, ruas, nem templo. O sofrimento e as necessidades foram gigantescas. Tiveram que reconstruir tudo, inclusive suas casas e o templo que fora completamente destruído.

Mas eles conseguiram. Não meramente pelas suas próprias forças, mas pela graça de Deus que levantou e capacitou líderes para ajudar o povo, a reconstruir os muros da cidade, restaurar as casas e por fim, também reconstruírem o templo, um lugar que simbolizava a habitação do Senhor no meio do seu povo e onde estes se reuniam para adorar ao Senhor, contemplando-o na beleza da sua santidade e exaltavam-no por aquilo que ele é e por aquilo que ele fez, fazia e faria.

Desejo que todos nós, num só pensamento, possamos nos unir em oração e em ação, com a finalidade de ajudarmos nossos irmãos que residem naquela cidade a reconstruírem suas vidas, suas casas e também, o templo.

Registro ao final desse pequeno texto os e-mail que recebi do Rev. Lamartine Santana e do Presbítero Frank Penha, que inclusive enviou-me a foto que ilustra tristemente este texto.

Que Deus se apiede daqueles irmãos e de todos que moram naquela localidade


Fonte: Blog dos Eleitos

3 comentários:

Rosana Leonardi disse...

Estamos orando para que Deus possa suprir todas as necessidades.

Como podemos ajudar?

Anônimo disse...

Veja como ajudar as vítimas das chuvas http://www.pinzon.com.br/index.php?i=5&c=1&n=3869

Djalma Oliveira disse...

DOAÇÕES FINANCEIRAS ÀS VÍTIMAS PRESBITERIANAS...
*
DOAÇÕES FINANCEIRAS ÀS VÍTIMAS PRESBITERIANAS DE PERNAMBUCO
http://jornalsaopaulopresbiteriano.blogspot.com/2010/06/doacoes-financeiras-as-vitimas.html
*
Leia no site da IPB maiores informações:
*
http://www.ipb.org.br/portal/noticias/221-templos-de-igrejas-presbiterianas-caem-devido-chuvas-em-pernambuco
*
Contatos:
*
SPN - Seminário Presbiteriano do Norte
Rua Demócrito de Souza Filho, 208 – Madalena
CEP 64055-410
Recife – PE
*
Telefones:- (81) 3227-0145 (81) 3227-0145 e 3227-0986 ou (81) 96339893 (81) 96339893
*
E-mail: spn@ipb.org.br
*
JORNAL SÃO PAULO PRESBITERIANO
http://jornalsaopaulopresbiteriano.blogspot.com/2010/06/doacoes-financeiras-as-vitimas.html