rss
email
twitter
facebook

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Salvo Pela Graça


Por John Edmiston

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé. Isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."

Efésios 2.8-10





Venho novamente falar sobre esses versos, porque eles são muito incompreendidos; a toda hora eu ensino sobre eles para alguém e sempre escuto dizerem: "eu nunca soube disso!".

Esses versos dizem claramente que:

1 - Somos salvos pela graça;
2 - A graça opera por meio da fé;
3 - A fé não vem de nós mesmos – ela é um dom;
4 - Não é através de obras que as pessoas são salvas. Por isso, ninguém pode ser orgulhoso quanto à sua salvação;
5 - Não fomos nós quem nos criamos, mas Deus;
6 - Somos criados em Cristo Jesus;
7 - Essa nova criação implica boas obras. A nova natureza que ganhamos quando somos salvos nos levará a fazer boas obras;
8 - Não escolhemos essas boas ações; Deus preparou-as antes mesmo que nós pudéssemos andar nelas.



Primeiramente, a graça nos alcança porque Deus nos dá a fé para receber essa graça; somos, então, salvos. Não merecemos a nossa salvação; ela foi comprada por nós na cruz.



Se pudéssemos merecer a salvação pelas boas obras, Jesus não precisaria ter morrido – Deus poderia apenas ter enviado um homem que nos motivasse a praticar bons atos. Em vez disso, Ele propiciou um resgate pelo pecado. Nenhuma motivação ou boa obra pode restaurar nossa natureza caída ou livrar o homem da pena que ele merece. O sacrifício de Jesus – depois de recebido pelo homem – significa o início de uma nova natureza e de uma vida livre de culpa. Nós apenas recebemos esse perdão – não merecemos. Não contribuímos para a nossa salvação em nada.



Essa é a primeira metade da história ! Uma vez salvos, precisamos produzir frutos. Não somos salvos para "adormecermos na luz", mas para praticarmos "as boas obras que Deus preparou de antemão". A vida cristã não existe sem as boas obras ! As boas ações não nos colocam no céu, mas determinam o galardão que receberemos quando lá chegarmos !



Aquele que vive de maneira errada pode ainda ser salvo, mas irá perder seu galardão. O mundo pode roubar-nos as eternas recompensas.



"Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu, como sábio construtor o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia demonstrará, porque será revelada no fogo; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo."

1 Coríntios 3.10-15



Portanto somos salvos pela graça através da fé – que nos colocará no céu "ainda que pelo fogo". Nossas boas obras praticadas sobre o fundamento – que é Jesus Cristo – em pureza e fidelidade nos garantirão as heranças celestiais.



Oração



Senhor, agradeço-Te pela Tua maravilhosa graça demonstrada para comigo na cruz de Jesus, e pela fé, através da qual tenho acesso a essa graça.



Senhor, que eu não seja negligente com Tua graça;

Que eu não a despreze e nem abuse dela.



Permita-me trabalhar incessantemente para Ti

e para a Tua glória.



Que eu possa Ter uma vida espiritual forte

Pela Tua graça.



Senhor, que eu venha andar em TODAS as obras que preparaste para mim, a despeito da minha fraqueza e insensatez.



Livra-me de pecar, Senhor, para que eu obtenha minha recompensa naquele Dia.



Sim, Senhor, faça a minha vida brilhar para Ti.



Amém.

Fonte: Scribd

11 comentários:

Daniel Ribeiro disse...

Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.(Rm 11, 6)
Pense nisso!!!

marcelo ribeiro da silva disse...

I João 2:4 - Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
João estava argumentando contra o modo errado de entender a doutrina da graça e da salvação. Ele opunha-se aos mestres antinominanos os quais ensinavam que para o crente abandonar uma vida de pecado era uma questão de opção: (1) esses falsos mestres declaravam que a pessoa pode normalmente afirmar que "conhece" a Deus em termos de salvação, e, ao mesmo tempo, ser indiferente à Sua vontade e aos Seus mandamentos, e os desobedecer. (2) Aqueles que assim procedem, João decara que são mentirosos e não tem em si a verdade de Deus. Querer ser justificado mediante a fé em Cristo,sem o compromisso de segui-lo, significa fracasso. O texto estava muito bom, só não entendi o que se quiz dizer quando diz que uma pessoa mesmo vivendo de forma errada consegue salvação. Deus não faz vizinhança com o pecado, então se a pessoa tem pecado dentro de si, e não pede a Deus perdão e não se arrepende, ali o Senhor não habita, e como salvará tal se ali Ele não habita?

marcelo ribeiro da silva disse...

continuando... João 14:23 -Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Como pode alguém vivendo errado ser salvo? alguma vez a Palavra do Senhor nos disse para procedermos errados? a resposta é NÃO. Então se vivemos errados é porque não guardamos as Palavras do Senhor então não O amamos e Ele não faz em nós morada. Por favor me mostre com sólidas afirmação biblícas (lembrando que a Bíblia começa em Genesis e termina em Apocalipse, não mostre trechos isolados) que vivendo errado conseguirá entrar na Morada do Senhor. No texto há várias verdades e uma afirmação estranha no meio (clássico).

Unknown disse...

então quer dizer que seu matar, roubar, destruir, mentir ainda sou salvao??
a biblia diz claramente ficarão de foras os idolatras, caes mentirosos e etc... voce esta equivocado meu rapaz porque se fosse assim Deus não seria justiça e isso e uma coisa que ele é como disse o irmão Marcelo Ribeiro da Silva leia a biblia TODA não so os pedaços!

Gnose_3F disse...

http://gnosesamaelaunweor.blogspot.com/


A Salvação individual exige esforços conscientes e padecimentos voluntários.

O caminho foi dito por Jesus Cristo diversas vezes. E em uma de suas frases está muito bem resumido e sinalizado o nosso trabalho de transformação íntima que temos que realizar urgentemente.

Jesus, resume os 3 fatores na seguinte frase, em Marcos, 8:34 "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me".


Esta é a doutrina síntese contida em todas as religiões.

Essa doutrina crística são os três fatores de revolução da consciência.

A fé sem obra é uma fé morta.

Cabe agora a cada um de nós sermos sérios e trabalhar intensamente com os três fatores de revolução da consciência.

http://gnosesamaelaunweor.blogspot.com/

Djalma Oliveira disse...

Natalia

8 - Não escolhemos essas boas ações; Deus preparou-as antes mesmo que nós pudéssemos ANDAR NELAS.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Graça o que é graça? graça é o dom imerecido, mas a graça é jesus e é verdade que só por ele somos savo,João 14:6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”
(Atos 4:12)- E em nenhum outro há salvaçãoo, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
os mandamentos nos mostra o pecado mas ele não salva, é atravaz dele que seremos julgado mas salvos só por jesus que é a graça do pai(Apocalipse 20:12) - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. .(Apocalipse 20:13) - E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

ÁLISSON JOSÉ PEREIRA DE ARAÚJO disse...

Querida Natália, somos salvos pela graça sim e ponto final! Não use textos fora de contexto pois isso é pretexto para heresias. Já ouviu falar da depravação total do homem? Já leu Efésios 2? Já leu Isaías 64.6? Diante disso Natália, não existe nada que o homem possa fazer para ser salvo. O ato de não viver no pecado (o que é diferente de ser pecador), mas sim de uma vida de santificação é fruto daqueles que já são salvos. Lembre-se de uma coisa: a Salvação é concedida gratuitamente a quem Deus quer, pois ele é soberano. O que concretiza a doutrina de que Jesus não morreu por todos, mas por muitos. Se você discorda disso me responde como fica a situação daqueles serão condenados ao inferno? Afirmar que Jesus morreu por todos, inclusive por essas pessoas é o mesmo que afirmar que o sangue dele foi derramado em vão. Estudar as Escrituras é algo fundamental!

Álisson

terezinha silva disse...

É maravilhoso ter esas certeza

terezinha silva disse...

Quem tem verdadeiramente o caráter de Cristo nâo pratica obras que Deus abomina