rss
email
twitter
facebook

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Alguns pontos para os pré-tribulacionistas responderem


PONTO 1

Porque Paulo em 1 Tessalonicenses 4.15-17 fala que "ao som da trombeta de Deus" Cristo virá com grande BRADO seremos arrebatados e assim estaremos para SEMPRE com o Senhor?

Mateus 24:31 E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
1Coríntios 15:52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da ÚLTIMA trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Veja que a trombeta em todos os textos é a mesma e ÚLTIMA, depois dela não haverá nenhuma outra

Apocalípse 11:15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.
Apocalípse 11:18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

Este dia do arrebatamento (nossa reunião com ele) é o ÚLTIMO DIA da história da humanidade.

PONTO 2

Veja que todos os acontecimentos abaixo se tratam de um mesmo evento que é chamado de a vinda do Senhor, e não há nenhuma razão para ser crer que o texto trata de dois eventos distintos.

Mateus 24:21 porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. 22 E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 40 Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; 41 estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. 42 Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor;

O que é descrito no texto todo são vários acontecimentos de um único evento, na verdade o arrebatamento é somente um dos acontecimentos que acontecerão por conta da vinda de Cristo e não um evento isolado. Não há razão escriturística para se isolar este evento dos demais e fazer isso é ir além do que está escrito.

PONTO 3

Marcos 13:20 Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria mas ele, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. 21 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis. 22 Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. 23 Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo.

Veja pelas palavras que são dirigidas à igreja: “vos disser”, “ficai vós”. A apostasia no fim dos tempos está anunciada nessas palavras, é um alerta para a IGREJA de Cristo e não para um remanescente após o “arrebatamento”.

PONTO 4

O livro de Apocalipse traz muitos detalhes tribulacionais, porém ele NUNCA menciona uma vinda de Cristo secreta e muito menos pré-tribulacional.

Apocalipse 16:2 Então foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra; e apareceu uma chaga ruim e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.
Apocalipse 14:9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

OS TEXTOS FALAM SOBRE: IRA E MARCA
Agora Veja:

Êxodo 11:7 Mas contra os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, nem contra homem nem contra animal; para que saibais que o Senhor faz distinção entre os egípcios e os filhos de Israel.
Apocalipse 7:3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.
Apocalipse 9:4 Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na fronte o selo de Deus.

O TEXTO QUE OS PRETIBULACIONISTAS GOSTAM
1 Tessalonicenses 5:9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo,

Esse texto NÃO diz que a igreja não estará presente na grande tribulação e sim que a ira de Deus não será derramada sobre ela, assim como Deus livrou Israel.

Apocalipse 3:10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.
João 17:15 Não peço que os tires do mundo, MAS QUE OS GUARDES DO MAL.

Nos dois textos é usado o mesmo verbo “guardar=presevar do” em grego.

Que “os guardes”, não arrebatando-os ao céu, ou às nuvens, mas protegendo-os NA terra com o poder divino de Deus. NÃO há dúvidas que a Igreja possa ser, e será guardada pela mão poderosa de Deus da mesma maneira que Deus cuidou do povo de Israel quando estava derramando as dez pragas sobre o Egito. Não podemos enganar a nós mesmos, nem enganar aos demais, fazendo-os crer que depois do arrebatamento, os que não sejam levados terão outra oportunidade.

II Coríntios 6:2Pois ele diz: Ouvi-te em tempo aceitável, e socorri-te no dia da salvação. Digo-te, agora é o tempo aceitável, AGORA É O DIA DA SALVAÇÃO.

PONTO 5

Cristo declara que ele nos ressuscitará no último dia.

João 6:39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. 40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. O último dia é também o dia do julgamento.

João 12:48 Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia.

O que realmente quer dizer último dia? É último mesmo? Último de que? Essas palavras. “último dia” na Escritura sempre se referem ao próprio fim, é o último dia da história da humanidade como a conhecemos, depois desse não haverá outros dias, ou meses ou anos. É o fim.
Jesus declarou muitas vezes que a ressurreição dos crentes ocorrerá no último dia e não mil anos antes do último dia ou 1007 anos antes do último dia. E era assim que criam os primeiros cristãos... e por isso esperavam: pela ressurreição no último dia.

João 11:24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.

PONTO 6



Romanos 10:13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. 14 Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! 16 Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem?17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.


SE A IGREJA SERÁ RETIRADA DA TERRA ANTES DO FIM, QUEM PREGARÁ DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO? Os mesmos que antes mesmo com a presença do Espírito Santo não creram no evangelho e agora com a perseguição acentuada pregarão sem a operação do Espírito Santo, pregarão por seu próprio poder e virtude, poderão se gloriar por isso e quem sabe serem até salvos por essas boas obras? E os méritos de Cristo? Nem os apóstolos pregaram sem que antes viesse o Espírito Santo para os capacitar e auxiliar.
PONTO 7
Qual texto das Escrituras diz que as bodas do Cordeiro será 7 anos antes da segunda vinda?
PONTO 8
Como a segunda vinda pode ser secreta como querem os pré-tribulacionistas e ao mesmo tempo TODOS o verem quando se aproxima a nossa REDENÇÃO?
Lucas27 Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.28 Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.
1João 3:2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.

PONTO 9
É certo que protestantes não crêem em PURGATÓRIO ou qualquer outro lugar onde possamos ter uma segunda chance para nossa salvação, porém o ensino de arrebatamento parcial dos eleitos sugere que o tempo durante a grande tribulação funcionaria como uma forma de “pagar” pela nossa própria salvação sofrendo angustias e até a morte, período de angústia reservado somente para aqueles que não conseguirão PAGAR O PREÇO, na JUSTIÇA RETRIBUITIVA pregada por alguns...Os fiéis dignos serão arrebatados, os outros pagarão com a própria vida...Mas o que isso tem a ver com o evangelho da graça? Isso não seria um terceiro lugar ou estado intermediário muito parecido com o purgatório romano?
Hebreus 9:28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

PONTO 10
Apocalipse 20:6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
Se a primeira ressurreição é o rapto secreto (como querem os pré-tribulacionistas) como esse evento pode marcar o início do milênio que só será inaugurado na segunda vinda depois da grande tribulação?

PONTO 11
AS DUAS RESSURREIÇÕES E AS DUAS MORTES
Primeira ressurreição (ESPIRITUAL)
João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. 25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. 26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos;
Efésios 2:5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
Apocalipse 20:6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
Segunda ressurreição (FÍSICA)
João 5:27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. 28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
VEJA QUE A RESSURREIÇÃO DA VIDA E A RESSURREIÇÃO DO JUÍZO ACONTECEM NA MESMA HORA E SE TRATAM DE UMA MESMA RESSURREIÇÃO QUE É FÍSICA.

PONTO 12
NAS ESCRITURAS O JUIZO É IMEDIATAMENTE PRECEDIDO PELA RESSURREIÇÃO
1Coríntios 15:23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.
Romanos 2:5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; 7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;
Daniel 12:2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.Na parábola do joio do trigo Jesus disse que ambos crescerão juntos até a colheita, a colheita se refere ao julgamento, onde a separação será tal que todos os ímpios serão lançados ao fogo eterno, e os piedosos elevados ao céu, cessando então o nosso labor.
2 Tessalonicenses 1:7 e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, 8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; 9 os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder, 10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).
JUNTAMENTE COM A VINDA DO SENHOR, VEM A DESTRUIÇÃO ETERNA DOS ÍMPIOS, NÃO HÁ ÍMPIOS SOBREVIVEMENTES PARA SEREM GOVERNADOS EM UM MILÊNIO POR VIR.

PONTO 13
O último inimigo: A MORTE
1Coríntios 15:23 Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. 24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. 25 Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte. 50 Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. 51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.
Veja que após esse momento, no qual seremos revestidos, a morte é vencida, após o retorno de Cristo (sua vinda, como diz o texto) a morte é completamente destruída e abolida, como pode haver convertidos num milênio por vir, que vivem tem filhos e morrem? E como a igreja habitará na terra ainda 1.000 anos em corpos glorificados (Corpos como o de Cristo glorificado, em esplendor e glória) juntamente com outros não glorificados?

PONTO 14
A VINDA DE CRISTO = O DIA DE DEUS
2 Pedro 3:4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. 11 Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade,
Segundo os pré-milenistas Jesus não vem do dia do julgamento, pois ele já estaria governando em Jerusalém (julgamento, condenação e destruição deixam de ser eminentes), mas Pedro diz que quando Cristo retorna ocorre o julgamento e então os céus e a terra são destruídos, a Vinda segundo Pedro contradiz totalmente a posição pré-milenista.
1 Tessalonicenses 5:4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; 5 porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas;
O DIA DO SENHOR virá COMO LADRÃO, isso não quer dizer que Jesus não será visto, ou que sua vinda será secreta, o que virá como ladrão nas Escrituras é o dia do Senhor e não Cristo, isso quer dizer que será de repente, 2
Pedro 3:10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.12 aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Jesus usou a metáfora como ladrão para indicar o caráter inesperado do evento e não secreto, repare que o evento que virá como ladrão também é chamado de o dia de Deus

PONTO 15
O APARECIMENTO DO ANTI-CRISTO PRECEDE A VINDA DE CRISTO
2 TESSALONICENSES 2:1 Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos, 2 que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. 3 Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, 4 aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus.
Primeiro vai se manifestar o anticristo que se levantara contra tudo o que pertence a Deus, e nós vamos estar aqui e vamos conhecê-lo. Mas não se preocupe, nós não negaremos a fé e não seremos enganados por causa de seus sinais e prodígios pois somos a noiva eleita de Cristo protegida e guardada de todo o mal.
Por Djalma Oliveira Santiago

6 comentários:

Romilda disse...

QUE LINDO MEU AMIGO E IRMÃO, MUITO BOM! GOSTEI MUITO!

Djalma Oliveira disse...

Obrigado pelo apoio Romilda, sei que você é pré-milenista, e adimiro pessoas que são bereanos e não se prendem a dogmas...

JOSÉ R. CASTRO disse...

DJ.Alma :) Foi edificante, porem, com minhas antigas definições de tudo isso, que eram apenas baseadas no que ouvia falar, nunca havia estudado a fundo, fiquei um pouco confuso com algumas questões, e gostaria de saber se poderias me ajudar com isso. Seja no orkut ou por aqui, fico de antemão agradecido.

E na Paz me despeço por hora. José R.(roni/ruan)

Djalma Oliveira disse...

Ruan

Estou a sua inteira disposição, ajudarei sempre que possivel lá no tópico da comunidade.

estevao disse...

Foi edificante, porem, com minhas antigas definições de tudo isso, que eram apenas baseadas no que ouvia falar, nunca havia estudado a fundo este assunto.
Faço minhas as palavras do Ruan..

Estevão.

Unknown disse...

Já não tinha dificuldades em relação a estes pontos. Depois de analisá-los, aí ficou mais claro que o arrebatamento de forma silente não tem concistência bíblica.