rss
email
twitter
facebook

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Dois sacerdotes do sexo masculino casam-se no primeiro “casamento alegre” da igreja anglicana

Uma igreja anglicana realizou um “casamento homossexual” pela primeira vez em um movimento que aprofundou as divergências entre liberais e tradicionais.
Dois sacerdotes homens trocaram votos e anéis em uma cerimónia que foi conduzida usando um dos ritos os mais tradicionais do casamento da igreja - uma decisão considerada como blasfema por conservadores.
A cerimónia quebrou a igreja de directrizes de Inglaterra e foi realizada no mês passado no desafio do Bishop de Londres, cuja na diocese ocorreu. A notícia do “casamento” emergeu dias antes de uma cimeira crucial dos bishops conservadores e dos arcebispos da igreja anglicana, que estão ameaçando rachar a igreja mundial sobre a introdução de cleros homossexuais.
Embora alguns cleros liberais realizem a “bênção de cerimónias” para pares homossexuais no passado, este é a primeira vez que um vigário executou de “uma cerimónia casamento”, usando uma liturgia tradicional da união, com leituras, hinos e um Eucharist.
As asas conservadoras e liberais do comunhão anglicano expressaram choque a noite passada.
A maioria de Rev Henry Orombi, arcebispo de Uganda, disse que a cerimónia era “blasfema.” Convidou o Dr. Rowan Williams, arcebispo de Canterbury, para tomar a ação decisiva se a igreja anglicana não era “se desintegra”. O arcebispo Orombi adicionou: “O que me choc realmente é que isto está acontecendo na igreja de Inglaterra que nos trouxe primeiramente o evangelho.
“A liderança tentada negar que esta aconteça, mas agora a verdade está para fora. Nosso respeito para a igreja de Inglaterra corrmoer-se-á a menos que nós virmos um retorno ao ensino tradicional.”
O Rev Michael Scott-Joynt do Rt, Bishop de Winchester - uma figura conservadora poderosa - dito que o serviço representou um casamento “em tudo com exceção do nome”. Disse: “Estritamente falá-lo não é uma união, mas a língua é modelada claramente no serviço de união e a ocasião é modelada no serviço de união. Isto escarneça claramente directrizes da igreja e agravará divisões dentro do comunhão anglicano.”
O bishop disse que era até o Rev Richard Chartres do Rt, o Bishop de Londres, actuar, adicionando que se transformaria uma situação de teste destacado da autoridade da igreja.
“Podemos nós representamos o ensino desobstruído da igreja de Inglaterra ou somos nós impotentes face a estas ações, que eu lamento enorme ocorri,” disse.
O serviço foi prendido em St Bartholomew a grande em Londres - uma das igrejas as mais velhas de Inglaterra, que caracterizaram em quatro casamentos e em um funeral - e conduzido pelo reitor da paróquia, o Rev Martin Dudley.
Os pares, o Rev Peter Cowell, que é um clero em uma das igrejas da rainha, e o Rev Dr. David senhor, tinham registado sua parceria civil antes da cerimónia.
O Sr. Dudley abriu o serviço dizendo: “Cara amado, nós somos recolhidos junto aqui na vista do deus para juntar-se a estes homens em uma obrigação contratual santamente do amor e da fidelidade. Tal obrigação contratual mostra-nos o mistério da união entre povos do deus e do deus e entre Christ e a igreja.” Nos votos, o Sr. Cowell e o Dr. senhor prometeram “para realizar deste dia para diante, para melhor para mais mau, para mais rico para mais pobre, na doença e na saúde, amar e estimar, até que morte nós para fazer a parte”.
O Sr. Dudley abençoou a união com as palavras: “Porque as almas de David e de Jonathan eram malha junto, assim que estes homens podem certamente executar e manter o voto e concordá-los betwixt fizeram.”
As figuras principais da igreja expressaram a admiração na língua e na grandiosidade do serviço, reivindicando que era um ato altamente provocante. Embora, o uso de uma cerimónia tão tradicional não constitua uma união nos olhos da lei, a igreja figura em todos os lados disse que o evento foi mais do que todas as cerimónias alegres da bênção que vão antes.
A “união” revive a guerra sobre o clero homossexual que tragou a igreja desde 2003 quando o gene Robinson foi feito a Bishop de de New-Hampshire e de Jeffrey John, um outro clero alegre, que estivesse a ponto de se transformar Bishop da leitura, foi feito para step-down.
É provável alentar os cleros liberais que foram relutantes oferecer do “um serviço cheio casamento” e abrirá as comportas a outros homossexuais que querem uma cerimónia tradicional.
O Sr. Dudley concorda conduzir o serviço apesar do aviso do Bishop Chartres que as directrizes da igreja - elaboradas quando o ato civil das parcerias foi introduzido - não permitem bênçãos formais de relacionamentos alegres. Discutiu que era um não casamento mas uma bênção e que “não estava oferecendo” abençoando serviços, mas respondendo aos pedidos pessoais dos amigos. “Eu acredito que a união é uma união entre um homem e uma mulher, mas eu não ver nada erradamente com bênção de um par que queiram fazer life-long um compromisso a um outro.”
Uma igreja do orador de Inglaterra disse: “Onde os cleros são aproximados pelos povos que pedem a oração com relação a participar em uma parceria civil devem responder pastorally e sensìvel à vista das circunstâncias. Mas a casa dos Bishops afirmou que os cleros não devem proporcionar serviços da bênção para aqueles que registam uma parceria civil.”
Por Jonathan Wynne-Jones, casos religiosos correspondentes Último actualizado: 7:10 PM BST 15 junho 2008
Extraído e traduzido livremente de:

Um comentário:

Célio Lima disse...

Isso é o que ocorre com uma igreja dividida. Nem os liberais impõem a sua vontade decisivamente, nem os ortodoxos (conservadores). Mas, será se os conservadores anglicanos não têm culpa? Será se ao longo dos anos eles não fizeram vista grossa, em nome de uma pretensa unidade cristã? Será se agora não estão colhendo a sua própria desídia? É difícil responder, mas não me surpreenderia se essa for a realidade, pois o mesmo está ocorrendo em outras igrejas da Reforma, como a Presbiteriana. Digo na Presbiteriana em relação à acomodação com os modismos que vêm invadindo a denominação. Um pouquinho aqui, outro ali, e quando se percebe, a coisa já está corrompida demais.