rss
email
twitter
facebook

domingo, 10 de janeiro de 2010

A bolha neo-pentecostal vai estourar



Na década de 90, um grande volume de empresas migrou para os negócios na web e logo em seguida, muitas dessas pediram falência pela retração do mercado. No ano de 2008 aconteceu algo parecido, onde o setor imobiliário desencadeou um profunda crise no mundo todo.

Analisando o mercado da fé capitalista neo-pentecostal instalada no Brasil, se pode afirmar então, que em alguns anos uma bolha evangélica poderia explodir e mudar o cenário religioso em território nacional, deflagrando o fim do neo-pentecostalismo no país.

Antigamente o protestantismo tinha certa simpatia pelos movimentos sociais, mas isso foi mudando através dos anos e hoje a teologia da prosperidade segue uma política de direita de fazer inveja os políticos do DEM.

Enriquecer é o mandamento principal, eles alegam que deus quer prosperidade a todo custo na sua vida e para isso não economizam argumentos. Tem unção dos últimos dias, através de bíblia financeira de R$ 900,00 reais, cimento da prosperidade, água benta de R$ 1000,00 reais e até dízimo de 30% especial no mês de dezembro. Tem unção para todo tipo e gosto do fiéis.

Há quem critique o Bispo Edir Macedo, entretanto pelo menos esse senhor investiu em uma rede de televisão, diminuindo o monopólio da informação e gerando empregos a custo de oferta dos fiéis, mas a comunicação ganhou uma concorrência.

O negócio se tornou tão lucrativo que em breve irão encomendar jatinhos por meio de licitação com a Embraer. Eles brigam por horário de televisão, compram aviões e até emissoras de filiadas de outras redes.

Essas igrejas neo-pentecostais estão com os dias contados, os blog apologéticos, agnósticos e ateus se convergem a cada dia na web, trocando vídeos sobre denúncias da alcatéia religiosa voraz instalada em território nacional.

O mesmo vídeo postando por um ateu é utilizado por blogueiros apologéticos conscientes da sua fé verdadeira.

De uma coisa todos devem saber, se os ateus tiverem errados e existir um deus, saiba que eles serão a primeira linha de frente para enfrentar o tal do anticristo, pois esse viria para implantar ums religião forçada.

E nesse caso um ateu não aceita nem de livre espontânea vontade, quanto mais algo imposto, entretanto um religioso é facilmente manipulado, a prova disso é a crença na tal de teologia prosperidade, que muitos aceitaram e não conseguem enxergam o engano que cometem quando ofertam sementes em troca de um acordo com o tal deus.

Mas essa bolha vai estourar, onde uma hora os evangélicos vão acordar desse sono profundo hipnótico da teologia da prosperidade que nada mais é do que a aplicação da lei da atração discutida no livro do segredo da Rhonda Byrne.

Confira um versão de ” Faz um milagre em mim” adaptada para o neo-pentecostalismo da alcatéia religiosa brasileira:



Por Renatho Iran

Fonte:
http://telacrente.wordpress.com/

4 comentários:

Obra Da Graça disse...

O NEGÓCIO É SÉRIO. SEJA COMO FOR, ESTA CRISE NÃO POUPARÁ NINGUÉM. NEM MESMOS OS FIÉIS.

Filósofo Calvinista disse...

Olá!
Muito bom o texto mas, sinceramente, não creio que essa "bolha" irá estourar (no bom sentido do texto). Penso que a tendência é piorar. Lembram: "Nos últimos dias vos sobrevirão tempos difíceis....os homens darão ouvido a fábulas..etc". Pense num negócio bom que o capeta inventou, esse tal de neo-pentecostalismo. Agora está sí colhendo os frutos...precisa nem trabalhar mais...

Clovisbatebola disse...

Ótimo texto.

Não creio num estouro das igrejas neo-pentecostais, mas num avivamento que fará com que toda essa areia teológica seja revirada e revele questões ocultas. A Teologia da Prosperidade é uma praga que tem contaminado a motivação de muitos líderes.

Bill Thomaz disse...

As transformadas de LaPlace dão uma descrição matemática precisa de como o sitema opera. A chamada bolha cresce e cai a um determinado nível. Quando a razão do crescimento é muito alta, normalmente o sistema de desastibiliza e se destroi.