rss
email
twitter
facebook

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pastor de 100 anos conta mentiras em seu testemunho e é desmascarado

A VERDADEIRA AUTORIA DOS HINOS DA HARPA CRISTÃ COMPARADA COM OS TESTEMUNHOS DO PASTOR JOTINHA (JOSÉ RODRIGUES).

TAMBÉM PUBLICADO NO MENSAGEIRO DA PAZ DE FEVEREIRO/2009, PÁGINA 27.



HISTÓRIA ORIGINAL DOS HINOS DA HARPA CRISTÃ
“CHUVAS DE GRAÇA” (Nº 1)
“Ó DESCE, FOGO SANTO” (Nº 5)
“CRISTO, O FIEL AMIGO” (Nº 8)
“O GRANDE ‘EU SOU’ ” (Nº 84)
“DEIXA PENETRAR A LUZ” (Nº 96)
“MAIS PERTO, MEU DEUS, DE TI!” (Nº 187)

Tendo em vista o crescente número de telefonemas, e-mails e contatos pessoais, nos últimos meses, solicitando-me confirmação da veracidade histórica das afirmações do Sr. José Rodrigues, conhecido como Pastor Jotinha(1), nascido em 1910, vivendo atualmente no Estado do Espírito Santo, de que são de sua autoria os seguintes hinos da Harpa Cristã: “Chuvas de Graça” (Nº 1), “Ó Desce, Fogo Santo” (Nº 5), “Cristo, o Fiel Amigo” (Nº 8), “O Grande ‘Eu Sou’ ” (Nº 84), “Deixa Penetrar a Luz” (Nº 96) e “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!” (Nº 187), apresento abaixo um novo artigo ampliado com as seguintes informações históricas colhidas por mim até este momento como pesquisador da história das Assembléias de Deus há 28 anos e como autor do Dicionário do Movimento Pentecostal (CPAD):

Informações Gerais

1. Nenhum dos seis hinos acima constou entre os 44 hinos do Cantor Pentecostal publicado em 1921 e usado pela Assembléia de Deus de Belém (PA), antes do lançamento da 1ª edição da Harpa Cristã.
2. Nenhum dos seis hinos acima constou entre 220 hinos do pequeno hinário Saltério Pentecostal, publicado em junho de 1931 por Gunnar Vingren, no Rio de Janeiro, para suprir uma carência de exemplares da Harpa Cristã.
3. Na 2ª edição da Harpa Cristã, publicada em 1923 e também na 4ª edição de 1932, somente cinco desses seis hinos acima referidos podiam ser encontrados entre os seus 300 hinos. O “Chuvas de Graça” é o Nº 11; o “Cristo, o Fiel Amigo” é o Nº 20 com o título “Só Jesus”; o “Ó Desce, Fogo Santo” é o Nº 21 com o título “Consagração”; o “O Grande ‘Eu Sou’ ” é o Nº 22 com o título “Victoria do Crente”; e o “Deixa Penetrar a Luz” é o Nº 43 com o título “A Luz de Deus”. Em todos eles aparecem a sigla J.R. (José Rodrigues) como o autor das letras em português para a Harpa Cristã. O hino Nº 187, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!” não consta nas edições da Harpa Cristã acima referidas.



A seguir, a história original e específica de cada um dos seis hinos comparada com a versão histórica apresentada pelo Pastor Jotinha em seus testemunhos, os quais estão disponíveis também na Internet.


Nº 1, “Chuvas de Graça”

O hino Nº 1, “Chuvas de Graça”, foi escrito originalmente em inglês pelo norte-americano Daniel Webster Whittle (D.W.W.) em 1883, sob o título “There Shall be Showers of Blessing”, sua música é de James McGranahan (J.M.) e foi publicado no hinário Gospel Hymns sob o Nº 4. Na América ficou conhecido apenas como “Showers of Blessing”. Foi traduzido para o português em 1890, por Salomão Luiz Ginsburg ao chegar ao Brasil como missionário. Em 1923, constava no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, 4ª edição, sob o N° 331.
Pastor Jotinha, no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=W6W9NWU1oac, afirma que ele escreveu este hino ao ser inspirado em oração num monte quando uma irmã usou da palavra (em profecia) “eu enviarei à minha igreja chuvas de graça; eu darei fortaleza aos meus servos e às minhas servas; darei ricas bênçãos sem par”. Ele, então, pegou o lápis, escreveu e Deus lhe deu o hino “Chuvas de Graça”. Em seguida, ele deu o hino para o evangelista Adriano Nobre que disse para ele que iria colocar como o hino Nº 1 da Harpa Cristã. Adriano teria dito ainda que ele fosse orar mais, pois Deus lhe daria outros hinos.
- Realmente, foi o então evangelista Adriano Nobre quem editou a primeira Harpa Cristã em 1922.
- Mas, desde 1883 o original em inglês usa a palavra “chuva” como idéia central da abundância de bênçãos do Senhor, ainda que a versão da nossa Harpa Cristã peça “bênçãos do Consolador”. A letra da primeira versão em português feita em 1890 pelo missionário batista Salomão Luiz Ginsburg, no Salmos e Hinos, mantém a palavra “chuva”. Portanto, antes mesmo de Jotinha ter nascido já existia este hino usando justamente a palavra “chuva” como idéia-central da mensagem que ele diz ter ouvido da boca da tal irmã num monte.
Compare as letras:

Letra original inglês escrita por Daniel Webster Whittle, em 1883
“There Shall be Showers of Blessing”

There shall be showers of blessing:
This is the promise of love;
There shall be seasons refreshing,
Sent from the Savior above.

Refrain

Showers of blessing,
Showers of blessing we need:
Mercy drops round us are falling,
But for the showers we plead.

There shall be showers of blessing,
Precious reviving again;
Over the hills and the valleys,
Sound of abundance of rain.

Refrain

There shall be showers of blessing;
Send them upon us, O Lord;
Grant to us now a refreshing,
Come, and now honor Thy Word.

Refrain

There shall be showers of blessing:
Oh, that today they might fall,
Now as to God we’re confessing,
Now as on Jesus we call!

Refrain

There shall be showers of blessing,
If we but trust and obey;
There shall be seasons refreshing,
If we let God have His way.

Refrain
(entre no site http://library.timelesstruths.org/music/There_Shall_Be_Showers_of_Blessing/ e ouça este hino)

Abaixo, a letra da versão em português por Salomão Luiz Ginsburg em 1890, no Salmos e Hinos


Letra da versão da Harpa Cristã que é atribuída a um irmão chamado José Rodrigues

- O “Chuvas de Graça” consta na 2ª edição da Harpa Cristã e não se sabe se ele entrou na 1ª edição, pois não há nenhum exemplar dessa edição nos arquivos da CPAD. O Nº dele até a edição de 1941 é 11. Só a partir da edição de 1941, organizada pelo pastor Paulo Leivas Macalão, com os tradicionais 524 hinos, que ele se tornou o Nº 1. Antes, o hino Nº 1 era o “Glória” de autoria do pastor Manoel Higyno de Souza.
- Foi feita também uma versão deste hino, do inglês para o sueco e foi publicada no hinário sueco Segertoner, sob o Nº 16, conforme cópia abaixo:

- Jotinha afirma no início do vídeo que Gunnar Vingren e Daniel Berg chegaram à cidade onde vivia, Santa Maria(2) e o encontrou pastor na igreja batista local. Os dois missionários visitantes lhes falaram do batismo no Espírito Santo, ele creu e foi batizado. Também, Gunnar Vingren e Daniel Berg foram à igreja batista local, todos ali aceitaram a doutrina pentecostal e a igreja passou a se chamar “missão missionária apostólica da fé”. Bem, primeiro, não há registro documental nenhum que nos informe qualquer visita de Gunnar Vingren ao Estado do Rio Grande do Sul. Daniel Berg é possível, pois ele viveu no Brasil até 1962. O Estado mais ao extremo sul que Vingren visitou durante seus 22 anos no Brasil foi Santa Catarina (fez duas viagens, uma em 1920 e outra em 1931). Todas as suas viagens estão registradas em seu livro O Diário do Pioneiro e nas suas agendas-diário que estão guardadas nos arquivos da CPAD no Rio de Janeiro. Essas agendas-diário cobrem informações de mais de 70% do tempo em que Vingren passou no Brasil.(3)
Segundo, na história pentecostal de Santa Maria não consta este “episódio extraordinário” de toda uma membresia batista ter se tornado pentecostal. O primeiro culto pentecostal aconteceu num lugar chamado Arroio do Só em 1º de dezembro de 1929 com a chegada do missionário sueco Gustav Nordlund ao Rio Grande do Sul.(4) Fato reafirmado pelo presbítero da AD de Santa Maria, Davi Martins Correa, crente antigo e com parentesco com os primeiros crentes pentecostais daquela cidade. Irmão Davi asseverou-me, em conversa por telefone, que nunca houve em Santa Maria tal episódio narrado pelo Pastor Jotinha.
Terceiro, ele afirma no referido vídeo que, nessa época, ele era pastor batista. Cruzando este vídeo com outro em que ele conta a história da chegada da sua família a Santa Maria da Boca do Monte, dá-nos a entender que, nessa época, quando os dois pioneiros o encontraram e o convidou para acompanhá-los, ele era um pastor batista com mais ou menos 15 anos de idade!(5)

Quarto, Gunnar Vingren tinha o hábito de anotar todos os seus passos, tudo o que ele fazia, em suas agendas-diário. Vingren era extremamente meticuloso, detalhista. Ele menciona o nome de todas as cidades e lugares que visitava, anotava o nome de cada pessoa que ele conhecia pela primeira vez, quem o acompanhava em suas viagens missionárias e evangelísticas, quem era seus cooperadores, e até anotava trivialidades como, por exemplo, “fui passear com os meus filhos em Icaraí [uma praia de Niterói]” ou “[hoje] arrumei alguns livros”. Então, é muito estranho não constar em nenhuma de suas agendas-diário o “encontro histórico” dele com o tão prodigioso jovem pastor batista Jotinha no Sul do país.
Veja uma amostra das agendas-diário:


Quinto, o ocorrido em Santa Maria (o encontro dos dois pioneiros com Jotinha e a “conversão pentecostal” de toda uma igreja batista) certamente ficaria registrado nos primeiros periódicos das Assembléias de Deus (Boa Semente, O Som Alegre e Mensageiro da Paz), porém, não há menção a nada disso neles. Nem Emílio Conde registrou nada disso quando escreveu sobre o início pentecostal em Santa Maria na primeira edição do livro História das Assembléias de Deus no Brasil, publicado em 1960 (veja pp. 328, 329 e 331-333).
Notícias de igrejas e pastores batistas que se tornaram pentecostais, inclusive no Rio Grande do Sul, não deixaram de ser registrados em nossas fontes históricas pela repercussão que o fato provocava (leia, por exemplo, a história do ex-pastor batista, gaúcho, Paulo Malaquias no Dicionário do Movimento Pentecostal, p. 444).
Sexto, Jotinha afirma que foi dado à novel igreja pentecostal de Santa Maria o nome “igreja missionária apostólica da fé” e que era o nome da Assembléia de Deus na época. Aqui, dois erros históricos: O nome correto é “Missão Fé Apostólica” (veja abaixo a página da agenda de Gunnar Vingren de 1913 onde ele informa este nome) e este nome não mais era usado na época em que Jotinha conheceu Vingren e Berg, pois dá-nos a entender a narrativa de Jotinha que seu encontro com os pioneiros ocorrera por volta de 1925. O nome “Missão Fé Apostólica” deixou de ser usado bem cedo por volta de 1915, ocasião em que se passou a utilizar o nome atual “Assembléia de Deus” e o registro oficial deste nome ocorreu em 1918.(6)




Nº 5, “Ó Desce, Fogo Santo”

O hino Nº 5, “Ó Desce, Fogo Santo” foi originalmente escrito pelos norte-americanos Mrs. James, sob o título “My All Is On The Altar” e a música foi dada pela pianista metodista Phoebe Palmer Knapp (1839-1908). Consta no hinário Redemption Songs, sob o Nº 609. Foi incluído na 2ª edição (1889) do hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o título “Consagração Pessoal” (Nº 332, antigo Nº 232) com tradução para o português de João Gomes da Rocha, em 1888. Foi feita uma versão para o sueco a partir do original inglês e publicada no hinário Segertoner sob o Nº 339.



N° 8, “Cristo, o Fiel Amigo”

O hino N° 8, “Cristo, o Fiel Amigo”, foi escrito originalmente em inglês pelo norte-americano Johnson Oatman Junior (J.O.Jr.) em 1895, sob o título “There’s not a friend like the lowly Jesus”, que foi musicado por George C. Hugg (G.C.H.). Em 1923 este hino podia ser encontrado no hinário Sacred Songs e Solos sob o N° 904. A primeira versão em português foi feita pelo missionário batista Albert Lafayette Dunstan (1869-1937) e foi publicada no hinário batista Cantor Cristão sob o título “Amigo Incomparável" (Nº 81). O mesmo original americano foi traduzido para o sueco e incluído no Segertoner de 1929 sob o título Ingen lik Jesus (Ninguém como Jesus) (Nº 68). Foi feita uma versão inicial para cantá-lo nas Assembléias de Deus com o título “Só Jesus”.



N° 84, “O Grande ‘Eu Sou’ ”

O hino N° 84, “O Grande ‘Eu Sou’ ”, foi escrito pelo pastor norte-americano Edgar Page Stites (E.P.S.) em 1876 sob o título “Beulah Land”, inspirado em Isaías 36.17. Sua música é do professor de música presbiteriano John Robson Sweney (J.R.S.). Foi adaptado para o português em 1891 pelo missionário metodista Justus Henry Nelson e, em 1919, constava na 4ª edição do hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 401 com o título “Bela Terra”. Na edição atual do Salmos e Hinos, é o 585.Mais informações sobre a versão deste hino para a Harpa Cristã estão no tópico final deste artigo, “Quem é o ‘José Rodrigues’ registrado na Harpa Cristã?”


N° 96, “Deixa Penetrar a Luz”

O hino N° 96, “Deixa Penetrar a Luz”, foi escrito pela norte-americana Ada Blenkhorn (A.B.) em 1885 sob o título “Let the Sunshine In” e recebeu música por Charles Hutchison Gabriel (C.H.G.). Em 1923 podia ser encontrado no hinário Sacred Songs e Solos sob o N° 795. Consta no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 302, com o título “Deixa o Sol em Ti Nascer” e tradução para o português de Antonio Querino Lomba, em 1900.



Nº 187, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!”

O hino Nº 187, “Mais Perto, Meu Deus, de Ti!”, foi escrito pela norte-americana Sarah Flower Adams (S.F.A.) em 1841 sob o título “Near, My God, to Thee”. Sarah era compositora e, um dia quando estudava a Bíblia, ficou tão impressionada com a história do Gênesis, da visão de Jacó, em Betel, a escada que alcançava o céu, e os anjos que desciam e subiam por ela (Gn 28.10-19).
Sarah legou-nos outros 12 hinos.
Lowell Mason, músico sacro, deixou registrado na história que, em uma noite de 1856, depois de despertar de um sono, com olhos aberto na escuridão, na solidão da sua casa, veio a ele, pela manhã, a melodia para a letra escrita por Sarah Adams. (7)

Sua versão em português foi feita em 1888 pelo Dr. João Gomes da Rocha e foi publicado no hinário da Igreja Evangélica Congregacional, Salmos e Hinos, sob o N° 219, com o título “Mais Perto Quero Estar” (atual Nº 360).
Jotinha afirma no vídeo “Mais Perto Quero Estar” (www.youtube.com/watch?v=fPMu_LEOH9U) que ele escreveu este hino para um “irmão boadeiro” que lhe pediu um hino para também entrar na primeira edição da Harpa Cristã que seria “fechada” com 100 hinos.
Então vejamos o seguinte:
- As iniciais J.G.R. no hino 187 é de João Gomes da Rocha conforme o índice de autores nas páginas finais da Harpa Cristã.
- João Gomes da Rocha fez esta versão em 1888 para o Salmos e Hinos e foi utilizada a mesma versão (há pequenas variações) na Harpa Cristã, não somente a melodia. É tanto que o nome de João Gomes da Rocha foi mantido.
Interessante é que a letra vertida em português por João Gomes da Rocha é quase uma tradução direta do original em inglês de 1841. Para comparar basta consultar o site http://www.cyberhymnal.org/htm/n/m/nmgtthee.htm e ler a letra e colocar para tocar a melodia. É todo igual ao que é hoje desde o século 19.
Compare abaixo:

Letra original em inglês, escrita por Sarah F. Adams, em 1841


Nearer, my God, to Thee, nearer to Thee!
E’en though it be a cross that raiseth me,
Still all my song shall be, nearer, my God, to Thee.


Refrain
Nearer, my God, to Thee,
Nearer to Thee!
Though like the wanderer, the sun gone down,
Darkness be over me, my rest a stone.
Yet in my dreams I’d be nearer, my God to Thee.


Refrain
There let the way appear, steps unto Heav’n;
All that Thou sendest me, in mercy given;
Angels to beckon me nearer, my God, to Thee.


Refrain
Then, with my waking thoughts bright with Thy praise,
Out of my stony griefs Bethel I’ll raise;
So by my woes to be nearer, my God, to Thee.

Refrain
Or, if on joyful wing cleaving the sky,
Sun, moon, and stars forgot, upward I’ll fly,
Still all my song shall be, nearer, my God, to Thee.

Refrain
There in my Father’s home, safe and at rest,
There in my Savior’s love, perfectly blest;
Age after age to be, nearer my God to Thee.


Refrain
(ouça a melodia original no site http://www.cyberhymnal.org/htm/n/m/nmgtthee.htm)


Abaixo, a letra da versão feita em 1888 pelo Dr. João Gomes da Rocha para o Salmos e Hinos




Abaixo a letra da versão incluída na Harpa Cristã, mas que foi mantido a autoria da versão pelo Dr. João Gomes da Rocha
- Quem foi João Gomes da Rocha? Foi o médico nascido em 1861 no Rio de Janeiro e falecido em 1947, filho de pais portugueses, mas filho adotivo do casal Robert e Sarah Poulton Kalley, missionários fundadores da Igreja Congregacional no Brasil e da Escola Dominical. João Gomes estudou e se formou em Medicina na Inglaterra e seguiu os passos de seus pais adotivos na Igreja Congregacional e na música cuidando do hinário Salmos e Hinos até sua morte. Ele passou a maior parte da sua vida na Inglaterra, mas ele visitou o Brasil várias vezes e falava bem o português. No Salmos e Hinos contam, entre versões e composições, 67 hinos com o seu nome. (8)



- Este hino só passou a constar na Harpa Cristã a partir de 1941 quando saiu o hinário com os tradicionais 524 hinos organizados por Paulo Leivas Macalão. Portanto, não constou em nenhumas edições anteriores, muito menos na primeira, como dá a entender pela narrativa de Jotinha no vídeo no Youtube.
- Se foi Jotinha quem escreveu este hino, então ele tinha em torno de 12 anos de idade quando o compôs, pois a primeira edição da Harpa Cristã com 100 hinos foi publicada em 1922 em Recife (PE) e ele nasceu em 1910. Além disso, como ele afirma que o tal “irmão boadeiro” se referia a ele como pastor, então ele tinha esta ordenação aos 12 anos!
- Se foi Jotinha quem escreveu este hino e a orquestra do Titanic o tocou enquanto o navio naufragava, então, Jotinha o compôs quando tinha 1 ano e 10 meses de idade!!! (Jotinha nasceu em 24 de junho de 1910 e o Titanic afundou em 15 de abril de 1912.)

- Pergunto: Como foi Jotinha o autor deste hino se, em 1901, William Mckinley, presidente dos Estados Unidos, à beira da morte, suas últimas palavras foram: “Mais perto quero estar meu Deus de Ti, mesmo que seja a dor que me una a Ti – foi minha constante oração”, segundo relatos do médico que o assistiu, no momento de dor, o Dr. M. D. Mann? E mais, na tarde de 5 de setembro de 1901, após 5 minutos de silêncio, várias bandas de música de Nova Iorque, tocaram este hino em memória do presidente. Segundo Jotinha afirma, o seu nascimento se deu em 1910. Portanto, nove anos depois da morte de Mckinley.


- Ainda no vídeo “Mais Perto Quero Estar”, Jotinha conta como eram escritos os hinos para constar na Harpa Cristã (dá-nos a entender que eram para a 1ª edição de 1922) e, então ele disse o seguinte: “Eu fui debaixo de um pé de pitomba, estava a irmã Frida Vingren, a esposa do missionário fundador da Assembléia de Deus. Estava fazendo um hino, aí ela disse assim: Jotinha estou fazendo um hino aqui. Ai eu vi ela escrevendo, 'Bem-aventurado os que confiam no Senhor...' Ela estava fazendo aquele hino... ela fez o 126”. Dois problemas aí: Este hino não consta em nenhuma edição da Harpa Cristã antes de 1941. Exceto no hinário Psalterio Pentecostal, publicado em 1931, no Rio de Janeiro, pelo missionário Gunnar Vingren. O Nº dele é 120 e foi uma tradução do hino 174 do hinário sueco Segertoner, editado em 1929 por Lewi Pethrus. No lado direito do Nº 120 vem escrito “MUS. SEGERT. 174”, conforme pode ser visto na cópia abaixo.



Abaixo cópia do hino 174 “Bem-aventurados os que confiam no Senhor”, em sueco no hinário Segertoner (1929). O autor foi o sueco Emil Gustafson e a melodia adotada foi a folkmelodi (melodia popular). A missionária Frida Vingren, como musicista que era, apenas traduziu a letra e fez uma versão que foi incluída na Harpa Cristã a partir de 1941.
Quem é o “José Rodrigues” registrado na Harpa Cristã?

Quem é o “José Rodrigues” registrado na Harpa Cristã como o autor das letras dos seis hinos tratados aqui? Para tentar obter a resposta, consultei dois estudiosos da história da Harpa Cristã. Conversei demoradamente sobre este assunto com o maestro e juiz de Direito, Abner Apolinário, da Assembléia de Deus de Recife (PE), profundo conhecedor e amante da Harpa Cristã. Maestro Abner declarou-me que nada conhece a respeito do José Rodrigues da Harpa Cristã e nunca havia ouvido falar do “Pastor Jotinha”. Consultei também o maestro e pastor João Pereira, que trabalhou durante anos chefiando o extinto Setor de Música da CPAD e que também fez parte da Comissão que, de 1979 a 1992, revisou e atualizou a Harpa Cristã. A resposta do maestro João Pereira foi a mesma do maestro Abner Apolinário.
Um dos mais antigos obreiros das Assembléias de Deus, conhecido nacionalmente e ainda bastante lúcido, pastor José Pimentel de Carvalho, presidente da Assembléia de Deus de Curitiba (PR), segundo informou-me o irmão Tadeu Costa (secretário de educação cristã da AD Curitiba), quando consultado recentemente a respeito de José Rodrigues (Pastor Jotinha), disse que não o conhece e nunca ouviu falar sobre ele.
Fiz também contato com Eliézer Cohen, pesquisador e historiador das Assembléias de Deus há mais de 30 anos. Ele, então, informou-me sobre um “José Rodrigues” mencionado em duas edições do extinto jornal Boa Semente, publicado pela Assembléia de Deus de Belém do Pará, de 1919 a 1930, e, em seguida, enviou-me cópias das referidas edições.
O que Eliézer Cohen e eu descobrimos foi o seguinte: Na edição de 16 de abril de 1919, o pastor Gunnar Vingren, diretor do Boa Semente, no Expediente, página 1, faz um pedido de oração aos leitores para um irmão chamado “José Rodrigues” nas seguintes palavras:
Orem pelo nosso amado irmão José Rodrigues, nosso auxiliar para que o Senhor lhe dê graça, força e saúde, para que ele continue a dar-nos tão importante auxílio como o que nos vem prestando.
Nesta mesma edição de 1919, foi publicado um hino sob o título “Victoria do Crente”. Abaixo do título aparece, entre parênteses, “Musica: Psalmos e Hymnos, n° 401”. Após a última estrofe, aparecem as informações “Pará-1919” e “José Rodrigues”. A letra não é a mesma criada por Justus Nelson e que fora publicada há alguns anos no hinário Salmos e Hinos, mas por meio da informação citada abaixo do título, obviamente, a música é a mesma do N° 401 do Salmos e Hinos, que, por sua vez, tinha a música do “Beulah Land” escrito pelo pastor norte-americano Edgar Page Stites em 1876. A menção “José Rodrigues” no final do texto dá-nos a entender que é o nome de quem criou a nova letra em português e intitulou o hino de “Victoria do Crente”. Esta letra é a mesma que aparece na 2ª edição da Harpa Cristã, publicada em 1923 e a mesma impressa nas atuais edições, com pequenas diferenças, sob o título “O Grande ‘Eu Sou’ ”, N° 84, que o “Pastor Jotinha” afirma ser o autor.

Três meses após a essas duas menções do nome “José Rodrigues” no Boa Semente de abril, no Expediente da edição do mesmo jornal em 27 de julho de 1919, pastor Gunnar Vingren dá a notícia de que o irmão “José Rodrigues” para o qual ele havia pedido orações anteriormente, morrera no dia 2 de junho daquele ano. Eis a nota do jornal:
Em nosso penúltimo número deste jornal pedimos as orações de todos os crentes em Jesus Cristo pelo nosso auxiliar, o irmão José Rodrigues, que o Senhor lhe desse graça, força e saúde para continuação de tão importante auxílio que nos vinha prestando. Mas aprovou a Deus tomar para si o nosso irmão, que dormiu alegre no Senhor no dia 2 de junho. Agora nós viemos pedindo aos nossos irmãos orar ao Senhor nos dê outro auxiliar para suprir a falta do nosso amado irmão em tão importante serviço que nos prestava.



Parece-me, pelas duas notas transcritas, que o “irmão José Rodrigues” havia sido um importante auxiliar de Gunnar Vingren e dos outros recém-chegados missionários, para a redação do jornal Boa Semente. Pois estes, nessa ocasião, ainda dependiam muito de brasileiros para lhes ajudar a redigir corretamente textos e hinos no idioma português. Por esta razão, também parece a mim e a Eliézer Cohen que este “José Rodrigues”, que morreu, bem pode ter sido o mesmo “José Rodrigues” que aparece como autor da letra do hino “Victoria do Crente” impresso na edição de 16 de abril de 1919 do Boa Semente, e, por sua vez, também autor das versões dos hinos 1, 5, 8 e 96. Por outro lado, se este autor “José Rodrigues” é o mesmo José Rodrigues (Pastor Jotinha), nascido em 1910, que vive atualmente no Espírito Santo, ele, então, com apenas nove anos de idade, compôs uma bela letra e fez todo o trabalho de adaptação à métrica da música “Beulah Land”, para que os crentes assembleianos viessem a cantar uma versão em português deste hino americano. Além disso, ele conta em seu testemunho gravado em vídeo na Internet que, por volta de 1915, com 5 anos de idade, retornou com os seus pais para Israel, mas não informa quando voltaram para o Brasil (http://dartsresources.info/videos/watch-video/idhCMcBxD84/feldoz/pr.-jotinha-aparição-de-jesus-cristo.html).

São estas as informações que possuo no momento sobre este assunto. Reitero, aqui, o meu rigor técnico-científico, imparcial e impessoal, com o qual tenho pautado todo o meu trabalho de pesquisas e de redação de textos, conforme vem sendo comprovado pelos milhares de leitores da minha obra, o Dicionário do Movimento Pentecostal.



Notas:
(1) Segundo publicações nos sites “HinosdaHarpaCristã.Googlepages.com” e “Adibes.com.br”, José Rodrigues é judeu, nascido em Cafarnaum, Israel, em 24 de junho de 1910, com o nome Josefus Rerullu. Em 1911, seus pais vieram refugiados para o Brasil. Tornou-se, então, um dos pioneiros das Assembléias de Deus, tendo sido amigo de Gunnar Vingren e Daniel Berg. Segundo ele afirma, compôs muitos hinos da Harpa Cristã que levam as iniciais J.R., entre eles os números 1, 5, 8, 84 e 96. Também afirma ser autor de diversos corinhos cantados nas Assembléias de Deus, como o “Eu quero ser Senhor amado como um vaso na mão do oleiro”, que compôs 1950. Afirma ainda nunca ter se casado e nunca ter sequer uma namorada, dedicando-se inteiramente à obra de Deus. Seria o único pioneiro da 1ª geração da AD que permanece vivo. É presidente de honra do Ministério da Assembléia de Deus do Ibes, Espírito Santo, liderado pelo pastor Levi Aguiar de Jesus Ferreira. Ele viaja pelo país afora dando testemunhos de suas experiências. Há CDs com sua história, filmes na Internet e fotos de divulgação. Para ler mais sobre “Pastor Jotinha”, acesse http://harpacrista-fragmentos.blogspot.com/2008/01/jos-rodrigues.html e http://www.adibes.com.br/noticia_ver.asp?id=277.


(2) Jotinha conta no vídeo “Aparição de Jesus Cristo” (http://
www.youtube.com/watch?v=idhCMcBxD84) como foi a sua chegada com a família à Santa Maria da Boca do Monte, atual Santa Maria (RS).


(3) Viagens de Gunnar Vingren feitas durante seus 22 anos (1910 a 1932) no Brasil
1914
Ceará
1915
Alagoas
1915/1916/1917
EUA/Suécia/Noruega/EUA
1920 (3 meses de viagens)
Ceará/Rio Grande do Norte/Paraíba/Pernambuco/Bahia/Espírito Santo/Rio de Janeiro/São Paulo/Santa Catarina
1921/1922/1923
Suécia
1923 (3 meses de viagens)
Alagoas/Espírito Santo/Rio de Janeiro
1924 (Mudança de residência, de Belém para o Rio)
Rio de Janeiro
1926
Minas Gerais
1928
Minas Gerais/Pernambuco/Paraíba/Alagoas
1929
Minas Gerais/São Paulo/Pernambuco/ Paraíba/Alagoas
1930
Bahia/Suécia/Portugal/Rio Grande do Norte/São Paulo
1931
Santa Catarina/São Paulo
1932
Suécia


(4) Para informações históricas da Assembléia de Deus de Santa Maria, visite o site http://www.adsantamaria.org.br/história.html e leia as páginas 117 a 120 do livro Despertamento apostólico no Brasil, publicado em 1934, onde o missionário Gustav Nordlund conta como foi o início da Assembléia de Deus em Arroio do Só (Santa Maria).

(5) A ordenação do Pastor Jotinha pela Cadeeso é recente e o seu registro na CGADB é 43.610. Se ele é um pastor tão antigo, por que só há pouco tempo ele foi reconhecido?

(6) Para maiores informações sobre o nome “Fé Apostólica” e a mudança para “Assembléia de Deus”, veja Dicionário do Movimento Pentecostal, pp. 40, 41.

(7) Duas boas fontes históricas do hino 187 são o livro Histórias de Hinos, de Ethel Dawsey Ream, publicado em 1939, pp. 50, 51, e a revista Novas de Alegria, de setembro de 2006, seção “Hinologia”, escrita pelo pastor Torcato Lopes, sob o título “Mais perto, meu Deus, de Ti”, p. 18.

(8) A história do Dr. João Gomes da Rocha está no livro Música Sacra Evangélica no Brasil de Henriqueta Rosa Fernandes Braga, publicado em 1961, pp. 332, 333


Fontes consultadas:
Cantor Pentecostal, editor Almeida Sobrinho, Tipografia Guajarina, Belém, 1921.
Harpa Cristã, Oficinas Irmãos Pongetti, Rio de Janeiro, 2ª edição, 1923.
Psalterio Pentecostal, editor Gunnar Vingren, Estabelecimento Gráfico Fernandes & Rohe, Rio de Janeiro, 1931.
Música Sacra Evangélica no Brasil (contribuição à sua história), Henriqueta Rosa Fernandes Braga, Livraria Kosmos Editora, Rio de Janeiro, 2° trimestre de 1961, 448 pp.
“O Grande ‘Eu Sou’ ”, Hinos que Cantamos, Rolando de Nassau, A Seara, CPAD, out/1981, p. 15.
"Deus Prometeu com Certeza”, Hinos que Cantamos, Rolando de Nassau, A Seara, CPAD, jan/1982, p. 28.
“Cristo, o Fiel Amigo”, Hinos que Cantamos, Rolando de Nassau, A Seara, CPAD, ago/1982, p. 28.
Salmos e Hinos com Músicas Sacras, Igreja Evangélica Fluminense, Rio de Janeiro, 5ª edição, 1975, 1149 pp.
Salmos e Hinos, Igreja Evangélica Fluminense, Rio de Janeiro, 1976, 597 pp.
Amazing Grace – 366 Inspiring Hymn Stories for Daily Devotions, Kenneth W. Osbeck, Kregel Publications, EUA, 1990, 397 pp.
101 Hymn Stories, Kenneth W. Osbeck, Kregel Publications, 1982, 288 pp.
101 More Hymn Stories, Kenneth W. Osbeck, Kregel Publications, 1985, 327 pp.
Sites de músicas cristãs estrangeiras: Cyber Hymnal, http://www.cyberhymnal.org; Christian Hymnal, http://www.kt.rim.org.jp/; The Ames Hymn Collection, http://junior.apk.net/~bmames/hymnsnj.htm

FONTE: MENSAGEIRO DA PAZ DE FEVEREIRO/2009, PÁGINA 27.

Fonte: Mensageiro da paz
Via: Assembléia de Deus Caxias do Sul

75 comentários:

Alemmart disse...

O gente!!! Deixa de ser maldosos. O homem tá com 100 anos!!! Não é mentira dele não. Ele tá é caducando!!!

L. G. Freire disse...

Essa confusao toda pra nada, todos esses hinos sao horriveis!

Anônimo disse...

Isso é mais comum que se imagina no meio pentecostal!

Anônimo disse...

O importante é que dá ibope, não faz mal que é mentira....o povo gosta das suas historinhas... eu convidei para minha igreja e o templo lotou...agora alguns querem que eu peça desculpa por não ter o discernimento necessário na época. Como podem pedir isso do seu lider?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
luciano disse...

Os estes hinos são lindo e foram inpirados por Deus, e cada escolhe se quer ser um marçon ou se quer ser fiel a Deus ou não, mais fiquem sabendo no ceu não entra os infieis.

Jônatas Santos da da AD do rn disse...

Esses hinos da harpa estão estritamente ligados a história da denominação Assembléia de Deus. portanto não cabe a presbiterianos especular sobre as autorias desses belos hinos

JATNIEL disse...

A A.D. sempre se mostrou ao longo dessas quase 10 décadas de existência ,uma igreja séria e comprometida com o evangelho de Senhor Jesus Cristo por esse motivo é a que mais cresse. quando ela deixar de pregar e começar a criticar coisas que cabe a justiça de Deus e não a nós, ai sim deveria haver preocupação.

Anônimo disse...

Jônatas Santos

Saiba que a grande maioria dos hinos da harpa cristã são meras cópias (versões em português) de hinos tradicionais americanos, que inclusive estão também no novo cântico dos presbiterianos e no cantor cristão dos batistas.

Anônimo disse...

Ele é um grande mentiroso
http://harpacrista-fragmentos.blogspot.com/2009/02/hinos-15884-e-96-da-harpa-crista.html

Pregador Wellington e Cantora Márcia disse...

pAmo os hinos da Harpa cristã, quem não gosta de hinos com letras tão maravilhosas ainda não se converteu direito, sobre a autoria, é bom conhecer os homens e mulheres que foram inspirados por Deus a fazê-los, mas não é esta nossa prioridade como igreja, a propósito, o engano pode acontecer em qualquer meio, nos resta somente orar e agradecer a Deus por abrir nossa visão espiritual a tempo.
Paz a todos e que "chuvas de graça" recaiam sobre nós.

Anônimo disse...

Vá achar o que fazer e se converter; deixa de criticar um velhinho abençoado por Deus.

Deus tenha misericordia de ti.

Anônimo disse...

quem somos p/ estar julgando as pessoas deixa q/ o propio Deus o julque eu sei q/ ele é um homem de Deus...

Anônimo disse...

Sendo franco, eu gostaria muito que vcs aprendessem a respeitar os mais velhos, principalmente quando se trata de um homem de Deus, preocupem-se em ler a Bíblia e aprederem mais com a verdade de Deus.
Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho,e a verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

Anônimo disse...

Não sei onde vocês acharam tantas mentiras, mas só sei que o pastor jotinha é o único desta geração pra nos contar as suas belas histórias e se voçês não acreditam nele não fiquem tentando convecer os outros a não acreditarem também, pois se vocês servem á Deus de verdade, devem saber que através dos testemunhos dele milhares de pessoas aceitaram á Jesus, inclusive pessoas próximas á mim, e eu particularmente não quero que eles acreditem nas suas mentiras. O minimo que vocês devem fazer é se preocupar com Deus e servi-lo de verdade e apagar este site, pois se continuar assim vamos é perder o evangelho... Pastor Jotinha é meu amigo!

Anônimo disse...

" JESUS ESTA VOLTANDO ", ORE e leia a biblia e procure se converter, julgamentos so pertence a DEUS. Procurem a santificação por que nos céus só vao entrar os santos. Lígia

Anônimo disse...

Acredito q so quem connviveu com ele pode dizer algo real sobre ele. alguem sabe o endereço da familia que ele morou junto em Colatina-ES? se souber favor fazer contato: joaomarkbolonha@ymail.com

João Mark Bolonha:(Jornalista) disse...

SÓ quem conviveu com ele sabe realmente quem ele É! Gostaria de me comunicar com a Família que ele morou junto em Colatina-ES. Alguem tem o endereço deles?, se tiver favor mandar para:joaomarkbolonha@ymail.com

Anônimo disse...

procurem e orar em vez de estar atras de mentiroso pois na verdade os verdadeiros mentirosos podem ser voces não juguem para que não sejam julgados pois a justiça vem e de Deus e não do homem orai e vigiai...!!!

Anônimo disse...

muito bem estou de pleno acordo nos nao podemos acreditar em tudo que dizem ate porque nunca se ouviu falar nesse Jotinha nao da pra entender se realmente fosse verdade os fudadores da igreja nao teriam mencionado o nome de alguem tao importante na historia da AD ele É UM FARÇANTE e ta querendo tirar proveito da historia

Unknown disse...

Olha..independente de qualquer coisa, Deus age na vida das pessoas através do que ele fala...Se é verdade ou não, isso não cabe a nós humanos como ele julgar! Eu acredito nos testemunhos do Pr jotinha e se caso isso for realmente uma mentira, imagine vcs que estão chamando ele de metiroso os pecados que não comentem! Ou vcs são perfeitos?? Se são, deveriam ser arrebatados. Sinceramente vcs deveriam orar a Deus para ter uma intimidade para pelo menos disernirem quando realmente é Deus que esta falando á vcs! Acho que isso já seria um grande avanço! Imagine só..ter o previlégio de sentir o vento de Espirito Santo falando ao nosso ouvido. Então parem de caluniar o Jotinha e busquem o que Deus tem de melhor pra vcs!

Karen

Anônimo disse...

Karen não somos obrigados a aceitar tudo aquilo que ouvimos, devemos sim procurar saber se o que esta entre nós é real ou falço, pois a própia Biblia diz: examinai se o espirito é de Deus.
Não podemos aceitar que subam no altar da casa de Deus e digan mentiras e dizendo que não tem problema por estar fazendo a obra, pois a biblia diz que o pai da mentira é o diabo.(mentiras edificam?)

Em defesa da graça disse...

Deixem de ser ignorantes, tapados, tolos, todos vocês que comentaram aqui defendendo uma mentira. Se alguém mentiu e isso é provado, acabou! Aceitem isso! Os dados colhidos aqui não são de um presbiteriano e sim de um assembleiano do Mensageiro da Paz. Este homem continua contando as mesmas histórias e todo mundo dá glória a Deus por ser um velhinho. Deus o usa e ele é uma benção? A mentira é uma benção? Examinai! Provai! Para saber se vem de Deus. Não fechem os olhos para a verdade em detrimento do sentimentalismo! Na zona rural de minha cidade ele disse que em sua época o transporte era muito difícil e ele acabou surfando num jacaré! Dem glória a Deus por isso todos vós tapados e tolos!
Nelson Ávila.

Anônimo disse...

Eu fiquei meio assim qdo vi o dvd, a cara de liso dele não mentia msm. A maioria das musicas do hinário é de cópia das músicas do mundo inteiro, apenas muda-se a letra ... o mais dificil é a musica .. a letra num é dificil de montar.

QUANTA FALSIDADE NOS ALTARES DAS IGREJAS MY GOD.

Anônimo disse...

TODOS QUE DESEJAN A VERDADE VÃO TE-LA ATRAVÉZ DO ESCLARECIMENTO QUE TEREMOS POR PARTE DA FAMILIA QUE O ACOLHEU EM COLATINA,ATRAVEZ DA ENTREVISTA QUE NOSSO AMIGO BOLONHA FARA COM A MESMA NESTA SEMANA,TENHO CERTEZA QUE TRREMOS MUITA SURPRESA E NOVIDADES À RESPEITO DA VIDA DESTE HOMEM(ESPERO QUE BOAS; POIS A FAMILIA TEM MUITO A DIZER.

João disse...

C.J. disse: Gostaria de saber por quê só agora, 100 anos depois foi que o pr. Jotinha se revelou. Tantos ícones da A.Deus que fizeram a historia da igreja depois dele com obras e templos, todos nós assembleianos e de outras denominações conhecemos. É dificil entender porque só agora jotinha apareceu. Não perece com a historia da Suzy Boyle? vcs lembram?

Anônimo disse...

sempre desconfeie testemunho e na minha igreja vi varias pessoas chorando ao assistilo porque so agora o pastor jotinha apareceu, quem estará por tras dele ganhando dinheiro, quem será seu empresario?
tomemos cuidados e provai se o espirito é de DEUS

Anônimo disse...

CANTOR: ZITEVALDO SARAIVA

QUANTAS PESSOAS VOCE JÁ EVANGELISOU HOJE?, VAI GANHAR ALMAS AO INVÉS DE ESTA FALANDO MAL DO HOMEN DE DEUS ..............

Anônimo disse...

Porque se revelou agora com a idade de 100 anos??? Bom.. este é o ano em que a Igreja Assembléia de Deus comemora o seu centenário...

HELOOW... é pra desenhar???

não sou juiz pra julgar (MT-7;TG4 11-12) mas se esse senhor ai está contando mentira, é isso é uma vergonha pra ele, faz mau pra ele mesmo.

Mas como Jesus disse: "Pois quem não é contra nós, é por nós" (Marcos 9.40; Lucas 9.50). E o apóstolo Paulo que disse em Filipenses 1:15 ao 21 com enfase no versículo 18: 15-Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; 16-Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. 17-Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.

18-Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.

19-Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, 20-Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. 21-Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

Anônimo disse...

Prezados, graça e paz!
Duas coisas me deixam intrigado em relação ao testemunho do pr. Jotinha:
1- Porque estes testemunhos antigos e tão maravilhosos só estão sendo divulgados agora?
2- A suposta mentira em relação a autoria dos hinos compromete a credibilidade de todos os outros testemunhos.
Espero que seja tudo verdade, pois não fica bem um homem de 100 anos de idade falar mentiras em nome de uma denominação tão conceituada.

A Deus demos glória!

José Ferreira disse...

Prezados,A PAZ DO SENHOR!Olha,eu sou maestro da igreja Assembléia de Deus, amante da música sacra e defensor ferrenho da HARPA CRISTÃ.Concordo plenamente com o rigor técnico-científico imparcial e impessoal com que os autores desta matéria tratam neste artigo e respondendo ao inocente do Jonatas Santos da AD do RN e tambem ao anônimo amigo do jótinha que nao teve nem coragem de se identificar...!Não importa se é PRESBITERIANO,BATISTA,ADVENTISTA ETC,Pra mim o que importa são as provas que estes abençoados irmãos colocaram na matéria pra todos verem e dentre elas esta o NOSSO tão conceituado Mensageiro da Paz e o mais importante pra mim e pra milhões de Assembléianos no Brasil é que o meu amado e saudoso pastor José Pimentel de Carvalho meu primeiro pastor não conhecia e nunca tinha ouvido FALAR desse experto vélhinho jótinha e seu empresário!Pois, fico então com a RESPOSTA do meu saudoso e inesquecível pastor JOSE PIMENTEL DE CARVALHO NÃO O CONHEÇO NEM NUNCA OUVI FALAR.!!! Prestem atenção com o jóotinha,ja surfou num JACARÉ logo pode estar afirmando que tambem compos o hino 581 da harpa cristã CASTELO FORTE de autoria do reformador Martin Lutero ou então ajudou o Martin Lutero a compor o CASTELO FORTE!!!!
Não sou juiz pra julgar (MT-7;TG4 11-12) mas se esse senhor ai está contando mentira,isso é uma vergonha pra ele, faz mau pra ele mesmo.A Biblia diz que o pai da mentira é o diabo.(mentiras edificam?)

Anônimo disse...

Comentar o obvio é por demais ignorante.
Deixo-vos a verdade dos fatos:
http://fabio.prestes.zip.net
O que Deus falou por seus profetas, isso sim é verdade e vai cuprir-se no mundo desde já.

Elizeu Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elizeu Nascimento disse...

Olá queridos irmãos, gostaria de deixar minha breve análise sobre o caso em questão, sou Produtor musical e membro da Assembelia de Deus. Tenho visto em nossos dias atuais, várias pessoas que se dizem cristãos, fazendo mercantilismo da fé, não sendo usados por Deus e sim, tentando usar a Deus, aproveitando-se do não conhecimento profundo do povo, para pregarem histórias e fatos ora espetaculosos, busquemos em Deus o verdadeiro discernimento, pois a própria palavra de Deus nos diz para examinar, buscar e conhecer a verdade, e quando uma verdade nos é exposta ai tem um monte de sentimentalistas religiosos que logo se doem, partem pra briga se possível, vão citando trecho bíblicos e falando baseados na emoção e não na razão, a história é um fato marcante pois a escrita da bíblia é um a historia dos nosso antepassados, se não acredita nos fatos que aqui foram relatados, com fontes e tal, como acreditarão na bíblia? Querem debater sobre o assunto? procurem estudar mais, buscar as fontes e não postem fanatismo religioso. amem a Deus sobre todas as coisas, fiquem todos com Deus....

Anônimo disse...

Desculpa meus irmãos , mais calem a boca , eu faço parte da igreja evangélica Assembléia de Deus Gideões Missionários , amo a Assembléia de Deus , mesmo não fazendo parte e o Pr.Jotinha é homem de Deus fala a verdade , parem de cri´tica os outros na bíblia fala examina-a a ti mesmo.
Vão ler a bíblia e parar de falar de homens de Deus , por que quando Deus ta com uma pessoa se tu ofendi ela tu acaba ofendendo a Deus.
E respeito com os mais velhos , idosos , el não ta caducando ele ta falando a verdade seus tolos.
Que deus tenha misericórdia de vcs que falaram mal dele que o defendeu como eu que Deus o abençoes.
By:Isadora

Anônimo disse...

o k esta faltando nesses críticos é falta de conhecimento, pra começar Deus não da autorização a ninguem para jugar o próximo, ao inves de peskisar a vida do homem de Deus pork não vão peskisar na bíblia como fazer para entrar no reino de Deus, Deus não vem busccar placa de igreja, e sim os convertidos em Cristo k não ficam criticando os outros, cuidado com a tua vida, se estão se importando tanto com assembleia de Deus pork vcs não agem como eles vão evanglizar kem esta precisando dessa maneira vcs não vão ganhar fies pra igreja de vcs e sim criticadores do evangelho...ah vão se converter k até agora vcs não sabem o k é ser cristão.

Anônimo disse...

o k vcs ganham criticanco os outros, deveriam era ter vergonha de dizer k são evangelicos e ficar peskisando a vida dos outros para denegrir a imagem de um homem de Deus, assembleia de Deus é uma igreja seria, não pensem k fazendo isso vão sujar o nome da igreja vcs estão enganados, eu tinha muito respeito pela igreja de vcs mas agora sabendo o tipo de gente k tem,agoga tenho é piedade, vão orar ao Senhor para Deus salvar a humanidade é bem melhor assim kem sabe vcs recebem o perdão de Deus.

Anônimo disse...

Mentira ou nao eh necessario sim investigar, e essa historia q nao pode sujar o nome das Ass d Deus eh papo furado, pois tem muitas sujeiras desde os peqenos ate os grande e ate na propria cpad e soh nao sabe qem nao qer. hoje nao vejo nenhuma instituicao religiosa ou politica q nao esteja envolvida com sujeira, existem excessoes q qase nao vemos, mais eh dever nosso investigar...

Niels Nate disse...

o pastor jotinha tem um testemunho e tanto se ele estiver mentitindo que Deus faça justiça, as fontes usadas aqui para julgalo são realmente boas e talvez até confiaveis, mas mentira não edifica, e ele tem ganhado almas com esse testemunho, independente de se jotinha vai ou não ser julgado por Deus eu estou orando para Deus queimar com café a lingua do moço que disse que os hinos da harpa são horriveis, senhor L.G.Freire, esses hinos foram inspirados por Deus, e tome muito cuidado quando estiver tomando café, muito cuidado.

Anderson A. Vieira disse...

Gente, "contra fatos não há argumentos". Se não está documentado, não pode ser verdade. E quem diz quem diz que Deus não dá autorização para julgarmos ninguém, precisa ler e meditar mais na Bíblia. Interessante é que para defender os erros dos outros, usamos o versículo bíblico isolado de Mt 7.1: "Não julgueis, para que não sejais julgados,". E não analisam o texto nem o contexto, e acham um monte de pretexto para defender o erro. Analisem o verso 7.5 de Mt: " Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." O que quer dizer: "e então, cuidarás em tirar o argueiro..." Será que realmente não devemos julgar? Fiquem com o verso de Mt 22.29: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."

Anônimo disse...

Parabéns irmãos José Ferreira e Guerreiro pelos vossos comentários. Eu já estava começando a pensar que em nosso meio pentecostal só tinha imbecís. Do jeito que as coisas estão logo vai surgir alguém dizendo que é Jesus Cristo e, muitos por ser "pecado" julgar, acreditarão. O fato do homem ser um bom velhinho não quer dizer que seu testemunho seja verdadeiro. Dizem que papai noel é o bom velhinho, mas ele não existe. Qualquer testemunho baseado na mentira é fraude. Falso testemunho é pecado grave. A Bíblia nos dá respaldo a julgar nesses casos. Creio que tem pessoas usando-o com interesses escusos. Sejamos emocionais, mas não burros. A paz do Senhor a todos. ricardo.farias51@hotmail.com

Gabii disse...

Gente, eu acredito que das 2 uma. Ou é verdade o que o Jotinha fala e isso são só "provas" pra que pessoas deixem de ser abençoadas, ou é mentira mesmo o que ele fala. Mas eu realmente não acredito que ele esteja fazendo por mal, ele é idoso né. Ja ta confundindo tudo, as vezes misturou a realidade com o que ele queria que tivesse sido verdade. Mas a verdade mesmo, só Deus sabe!

Anônimo disse...

DEIXA DE SER INVEOSO CÁRA,VAI PROCURAR IBOPE EM OUTRA FREGUESIA!ONDE É QUE SE VAI ACREDITAR EM PRESBITERIANO FALANDO MAL DA ASSEMBLEIA DE DEUS ! VAI PROCURAR O QUE FAZER VOCÊ É UM DESOCUPADO,VAI TRABALHAR,PROCURA O QUE FAZER,TE OCUPA EM OUTRA O MENTIROSO É VOCÊ !

A VERDADE DÓI disse...

Por que não critica o Pr. José Wellington e sua ligação com a Maçonaria, baseado na denuncia do Pr. Stefanis Saad? O Presidente da Madureira apostatou da fé também e aliou-se ao reverendo Moon. A política entranhou-se em nosso meio Assembleiano que permitem tal paradoxo. Se ele está errado porque a CGADB permite em seu rol de pastores? Se ele está certo porque estão lhe caluniando? Michel Teló dizia-se autor da música profana "ai se eu te pego" e constatou-se que as autoras são paraibanas. Você está defendendo "autores" americanos. Até hoje os EUA dizem que são os pais da aviação contradizendo o mundo inteiro, que afirma ser nosso Santos Dumont. Por causa de Politica arrasaram com o Pr. Ouriel de Jesus, por ser sua popularidade nos EUA maior do que a do Pr. Joel Freire, filho do Pr. José Wellingtom, ante as autoridades. Tenham vergonha na cara e respeitem a idade do idoso Pastor. Ou pensam que essa Calúnia vai ficar barato? Ou pensam vocês que não estamos sabendo que a maioria do Presbiterianos aderiram ao Homossexualismo?

Silvana Costa disse...

irmãos...com toda a sinceridade, do fundo do meu coração, vamos unir nossas forças em propagar o evangelho, em lutar contra as potestades do mal, por que a nossa luta não é contra a carne, se o fato em questão é verdade ou não...não convém a nós julgarmos...a Deus ele prestará conta...se ele mente em seu pleno juizo -responderá a Deus, se se engana por falência da mente devido a sua alta idade, Deus não lhe imputará tal crime...o importante é - Eu sou uma que assisti o video, e vi minha fé renovada diante de tão sublime exemplo de amor a obra.
Agora vamos exercitar o amor..e o respeito , por que sinceramente...colocar um artigo com o titulo que desmoralizada um Senhor de 100 anos...é falta de respeito, até por que alguém pode me citar algo de ruim que pode ser gerada da informação de ele ser ou não autor dos hinos?? Os cantamos a muitos anos e vamos continuar cantando...isto é o que importa.

SAMUEL disse...

o unico mentiroso aqui é vocês!
vão procurar o que fazer do que ta inventando coisa dos outros ainda mais de um servo de DEUS.

Weverson disse...

Quando a direção da AD vai dar um cala-boca nesse velho mentiroso, aproveitador, pecador e fazê-lo pedir desculpas? Faça-me o favor...

tra3321 disse...

belo esclarecimennto eu ja desconfiava dele que era tudo comversa pra boi dormi ainda tem muinto asembleiano que acredita coitados .

Anônimo disse...

Amigos sempre vejo injustiças no meio das Assembleia de Deus hoje! Pessoas que realmente trabalham e sofrem no começo da obra, cavando, deixando suor não são reconhecidas no minsterio isso é fato!
O fato de o Pastor Jotinha etar falando a verdade eu acredito sim, porque quem tem poderes aquisitivos naquela epoca podia tomar qualquer coisa de qualquer um, exemplo propriedades etc... imagine hinos q são cantados os caras podem ter roubado do pastor jotinha e registrado mais rapido posssivel... se hoje existem charlatoes com toda essa evolução da justiça imagine naquela época!
eu vejo pela minha igreja aqui na minah cidade vimos aquela obra crescer... deixamos nosso suor e chegou outro pastor aqui montou toda equipe dele e na inauguração da igreja só colocou o nome da familia dele (quem realmente trabalhou nao foi citado o nome) mas o que importa é lá no ceu reconhecimento do homem não devemos esperar! hoje em dia existem máfias nas nossas igrejas uma elite formada de quem manda mais os colarinhos brancos que são donos de tudo! INJUSTIÇA DEUS ESTÁ VENDO TUDO! Pr. Jotinha Deus é Contigo!!!

Joelson Luis disse...

Na boa meus irmãos, não sei em quem acreditar mais .Ele pe parece ser tão verdadeiro, mais depois dessas provas estou meio confusso :-( !!!!

fabiana disse...

A biblia diz. diante de Deus a um memorial nada passa diante dos olhos de Deus sem que ele veja. um dia um dia na quele grande dia iremos saber a verdade. até esse dia chegar quem sou eu para jugar...

fabiana disse...

A biblia diz. diante de Deus a um memorial nada passa diante dos olhos de Deus sem que ele veja. um dia um dia na quele grande dia iremos saber a verdade. até esse dia chegar quem sou eu para jugar...

ariana disse...

então eu sou neutra não critico o pastor, ao ponto de postar e dizer que ele é mentiroso a igreja que disse isso tem que ter certeza do que fala pois terá que prestar contas com DEUS que sabe de tudo.assim como o pastor não sou eu que tenho que crer ou não, creio eu na biblia e nos milagres de cristo.

Anônimo disse...

Em vez desses sorveterianos ficarem criticando o Pr Jotinha e tentar buscar provas contra ele, era pra mostrar os pastores maçons da Presbiteriana do Brasil, os que passaram e os que ainda estão.

Anônimo disse...

No meio pentecostal tá cheio de pilantras.

Anônimo disse...

Jotinha um homen que nunca beijou vai ta comtando esas mentiras .MEU DEUS!!

Anônimo disse...

Minha mae se maravilhou tanto com o testemunho dele q queria q eu fosse como ele.sai fora meu. irmao ta repreendido deus tem supridos minhas nessesidades.

Alemmart disse...

O interessante de tudo isto é que o BLOG PRESBITERIANOS CALVINISTAS não é o autor do texto, simplesmente transcreveu uma publicação que a própria Assembleia de Deus publicou no seu jornal.

============================
FONTE: MENSAGEIRO DA PAZ DE FEVEREIRO/2009, PÁGINA 27.

Fonte: Mensageiro da paz

Anônimo disse...

Exaltai ao SENHOR nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, pois é santo. Salmos 99:5!
Enquanto estamos discutindo aqui muitas almas estão morrendo. tenho certeza que ele mesmo "mentindo" já ganhou mais alma para o senhor do que você sonharia em ganhar. Orai um pelos outros.

gilmara andrade disse...

De uma coisa eu sei q cada um vai dar conta de se a Deus.se elle mente Deus julgarar elle, eu creio na palavra de Deus e que seu servo verdadeiramente fala a mensagem da cruz para gloria de Deus.quem tem ouvidos ouca o que o espirito diz as igrejas.

Anônimo disse...

Sou descendentes de pioneiros da AD...e uma coisa eu falo, muitas coisa que deveria esta escrito na historia da igreja AD, não foram escritas; outro sim eu acredito na historia de deste senhor....!
Os pesquisadores deveriam pesquisar mais e com uma otica mais ampliada!
Ficam na páz!

Anônimo disse...

Gostaria que esse historiador ou alguém falasse um pouco sobre os hinos de Manoel Higino de Souza que é autor de 38 a 40 hinos que estão escritos na Harpa Cristã de 1932 como também falassem do Hinário o Saltério de autoria de Gunna vingren de 1931 nesse hinário também registrado de 12 a 14 hinos também de autoria de Manoel Higino de Souza
estou falando de uma história negado por muitos talvez por esconder a história desses hinos só me ajudem se tiverem provas pois tenho fragmentos da Harpa Cristã e do Hinário o Saltério em minhas mãos.

Unknown disse...

Nos ultimos dias aparecerão falsos obreiros, este é apenas mais um deles.
A assembleia de Deus é uma denominação seria, mas precisa vigiar para não cair nestas mentiras.
Bp. Joel

Josenilson da Silva Oliveira disse...

Meus parabéns pela matéria histórica
que isto seja para engradecer o poderoso nome de JESUS.

Anônimo disse...

Vai se converter seu safado! Você tem que pastorear bodes.

Unknown disse...

Fiquei pasmado com tanta , falta de união, nem tudo está registrado em papel, Deus e e sempre será o mesmo,eu creio q Deus faz coisas maiores

Unknown disse...

Que coisa não é. Líder BB só pode ser confrontado com a verdade. Vocês se acharam a "Princípios" e se dão ao luxo de dessas dessacralizar e profanar o que é santo.
Se você errou se arrependa como fez Davi.
Sal o 51 pra tua meditação. Anônimo.
Eu sou Joseli Malaquias.

Unknown disse...

Você é um Apóstata?
É só uma pergunta, fique chateado não, porque esses hinos são lindos. 🤷‍♂️

Unknown disse...

Se estiver mentindo tem que ser disciplinado, como qualquer membro, e sendo um Pastor o deveria ser de forma exemplar para que não inspire outros na mentira

Caso realmente seja um MENTIROSO. Quando se trata de um Pastor, vcs querem que tudo fique na conta e responsabilidade de Deus? Onde isso está escrito? Contido, se os homens dusdimulatem e conviver com a mentira aí sim, Deus os Julgará a ambos.

Unknown disse...

Então Jesus aceita e concorda com mentira, desde que esteja a seu favor é isso ???

Unknown disse...

Isso é revelação de Deus ou é macumba mesmo ?
É só uma pergunta, fique chateado não.

Ministro da palavra de Deus. disse...

Horrível é a sua língua que não cabe na boca Amém 🙏

Ministro da palavra de Deus. disse...

Eu só acho meu irmão quê você julga de mais cuidado, porque se você serve a Deus certamente você saberá que esta posição de julgar não é sua Amém vai ora e pede revelação a Deus para suas palavras Amém 🙏

Ministro da palavra de Deus. disse...

Você está tentando justificar o quê meu irmão se você está sendo igual aos gentios agindo de se mesmos acusando jugando você está pecando cada vez mais hipócrita tira primeiro a trava do seu olho depois vai e remove a do teu irmão Amém vai buscar a Deus meu irmão.

Ministro da palavra de Deus. disse...

Você se declara está na defesa dá graça mais esqueci quê a graça não é de graça renúncia essas piadinhas tá porquê lá no Céu é lugar para Santos não para palhaço e lá não entrará na quê irá contaminar a mora Santa Amém