rss
email
twitter
facebook

terça-feira, 14 de julho de 2015

FARÃO COMÉRCIO DE VÓS.

Miquéias 3:11 - Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.

Observa-se que:

Os líderes aceitavam suborno, os sacerdotes ministravam para obter lucros, e os profetas só falavam mediante pagamento. Apesar de seu pecado, eles possuíam um sentimento falso de segurança, supondo que, por serem escolhidos de Deus, não tinham motivo para temer a paga por suas más ações. (Extraído da Bíblia da Mulher - versão RA)

O texto em destaque assemelha-se muito com o comportamento de diversos líderes cristãos, que estão agindo como negociadores, tentando extrair de Deus milagres e por sentirem-se mediadores entre Deus e os homens, tentam cobrar pagamentos como forma de retribuição pelo bem que realizam.
Diversas vezes observamos multidões sendo guiadas por emoção, pela vontade de conhecer o "fulano" que é um "famoso pregador de Deus". Alguns desses "famosos" para se camuflarem como pessoas não interesseiras, não cobram nada para ministrar em igrejas, porém, pedem para os membros doarem o quanto sentirem que devem, e ainda usam o velho chavão: "só doem se Deus tocar em vocês para fazerem isso". É uma manipulação tão estúpida, que subentende-se: "só quem Deus tocou doará".
A realização de milagres consecutivos tornam o culto um show. A fé, que é é a certeza/o firme fundamento de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (segundo Hebreus 11:1) nessas horas perde o real sentido e passa a ser nada mais que um combustível para feitos espetaculares.
No culto, enquanto um glorifica o que não pode ouvir por causa do barulho de pessoas gritando, outros repetem várias vezes o mesmo louvor como mantras. Alguns pecadores sentem pela milésima vez o remorso pelo que são, mas esquecem de se arrepender e no dia seguinte voltam a praticar as mesmas obras. Pensam que a presença de Deus nada mais é que um forte emoção que os leva a chorar.
Massacram a palavra de Deus, porque acham que ela é um livrinho que se carrega em baixo do braço para ser chamado de crente. Ainda, sentem-se encorajados a falar para os outros: "olha como sou diferente do mundo, eu não uso isso nem aquilo, não faço o que fazem, não como o que comem, me visto de tal modo, sinto a presença do Espírito Santo na igreja". Tudo o que dizem se resumiria numa única frase: "sou um perfeito fariseu".
Quando você entra num templo desses, olham para você como se tivesse vendo um alienígena e por mais que saibam que você é cristão, não pensam duas vezes antes de perguntar: "você quer se converter?" Na verdade não sabem o que estão dizendo. Comentam que o culto estava bom porque Deus se manifestou, e só dizem isso porque viram pessoas pulando e chorando.
Pessoas estão sendo enganadas por emocionalismo, estão buscando a Deus pelos seus próprios esforços e por serem incapazes de chegarem até Deus sozinhas, estão todas se machucando, ficando zangadas com Deus, procurando solução em qualquer lugar, mas todas tentativas humanas são frustradas quando não são coerentes com a vontade de Deus.

Sabe o que me impressiona demais nisso tudo? Há muitas pessoas querendo Deus, sedentas por Deus, por respostas e por verdades, pelo Único Caminho, e nós, a Igreja de Deus, estamos na maioria do tempo apenas observando tamanha destruição, estamos nos trancando dentro de nós mesmos, vendo de camarote o fluir da desgraça, o aumento da guerra, crianças violentadas, mulheres exploradas, homens fracassados, famílias destruídas, igrejas nas quais a verdade não é anunciada. Como nós ainda temos coragem de apontar o dedo para criticar as pessoas que estão cegas, se nós não as levamos para perto de quem pode fazê-las enxergar?

Joel 2:11-12 - Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

Quando Deus chama seus ministros ao arrependimento no livro de Joel, Ele não faz isso à toa, mas porque Ele sabia que o homem se desviaria do foco, sabia que em certo momento surgiriam falsos cristãos e enganariam a muitos, mas Ele quis alertar aqueles a quem Ele escolheu e vivificou para não caírem, para não serem enganados.
Não podemos nos deixar enganar por manifestações estranhas, devemos saber o que seguir. A palavra de Deus é um manual para os cristãos, pois nela está contido como devemos agir de acordo com a vontade dEle. Precisamos parar de achar que ser cristão é apenas um título que acompanha mudança de vestimentas e costumes, devemos ouvir e praticar a palavra de Deus, tendo a mesma como única regra de fé e prática.
Não podemos ver pessoas seguindo o que não devem e simplesmente nos conformar com a situação em que o mundo se encontra. Não podemos seguir o que está errado para preenchermos momentaneamente nossas expectativa de cura e libertação.
Deus pode usar tanto um "fulano famoso" quanto um "fulano desconhecido" para falar, e se você não acredita nisso, não acredita no grande poder de Deus. Mas afinal, quem você quer ouvir falar quando vai a algum culto, show ou uma reunião qualquer, Deus ou um ser humano falho como eu e você?
O povo de Deus precisa se lembrar de onde caiu, se arrepender e voltar a prática das primeiras obras (Apocalipse 2:5), porque o fato de que Deus está voltando não é um papinho manipulador para causar medo, mas uma promessa feita pelo próprio Deus através de Sua palavra.
Devemos visar um crescimento espiritual e não apenas quantitativo. Que possamos nos tornar instrumentos usados por Deus para levar a palavra dEle ao mundo que está escuro e cheirando mal, e não sermos mais espectadores estáticos do terror e da miséria.
Um dia fomos libertos porque a palavra de Deus chegou até nós e o Espírito Santo nos convenceu de todos os nossos pecados. Que o mesmo aconteça com outras pessoas que estão perdidas, sujeitas a vícios, acreditando em mentiras e sem nenhuma luz para as orientar. Que nós, o povo de Deus, realmente sejamos luz, e não simples negociadores de milagres. Com Deus não se negocia. Que retrocesso é esse em que voltamos para a venda de indulgências?
Devemos nos arrepender e lembrar de Deus no nosso dia a dia e não apenas nos cultos. Devemos submeter todos nossos sonhos e projetos a Deus, tendo a certeza de que Ele cuidará de nós. Oro para que os nossos ouvidos não estejam surdos, mas abertos para ouvir, e que o Espírito Santo que convence o homem do pecado possa nos convencer e nos aperfeiçoar. Sabemos que sempre haverá mercenários no nosso meio, mas que possamos ter sabedoria para distingui-los. Que não sejamos levados por qualquer vento doutrinário, que não venhamos a tomar a forma desse mundo, mas que sejamos transformados pela renovação da nossa mente, porque só assim experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Nenhum comentário: