rss
email
twitter
facebook

terça-feira, 3 de junho de 2008

A GRAÇA QUE TRAZ A PAZ

Rm. 1.7,8. a todos que estais em Roma, amadas de Deus, chamados santos; graça e paz de Deus nosso pai, e do senhor Jesus Cristo, primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vos todos, porque em todo mundo é anunciada a vossa fé.Romanos 1:7,8.
A partir do versículo 1, até a metade do versículo 7 podemos dizer que Paulo termina a sua introdução geral e passa agora, até o versículos 15, a tratar de algumas questões particulares.Podemos dizer que Paulo começa a tratar de questões pessoais.
Paulo já tinha lhes feito lembrar que eles são “amados de Deus”, que são “chamados” e que são “santos”. Mas essa é a verdade a respeito de todos os cristãos.
Mesmo Paulo não salientando nenhuma grande doutrina e tratando tão somente de questões pessoais, podemos perceber que mesmo Paulo não pretendendo ser doutrinário ele o é.
Neste caso podemos considerar que a vida cristã é una e indivisível.
Consiste de fé e obras, crer e praticar, e ambas as coisas são inseparáveis; nunca devem ser separadas.
................................................................................
A vida cristã é resultado de tudo aquilo em que cremos.
Não podemos separar a vida da doutrina.
Devo querer aprender, para viver uma vida de prática.
Em todas as epistolas do novo testamento são assim que elas são. Após saudação preliminar, doutrina, doutrina e doutrina e depois aplicação... portanto, Por isso...
................................................................................
Uma pessoa pode ser um moralista sem ser crente, pode fazer muita coisa boa sem ser crente.
A característica peculiar do crente é, pois, que todas as suas ações estão diretamente ligadas a sua doutrina e crença.
Por isso Paulo não podia separar a doutrina da vida pessoal.
Assim é que, mesmo que Paulo esteja escrevendo de maneira puramente pastoral e pessoal, não procurando esboçar nenhuma doutrina, mas falando diretamente as pessoas, o tempo todo ele é obrigado a faze-lo em termos doutrinários.
Vamos então começar hoje observando o que Paulo diz no meio doVs.7.
“graça e paz de Deus nosso Pai e do senhor Jesus cristo”.Graça, a definição de graça geralmente aceita é, naturalmente, “favor imerecido”. Significa bondade para com alguém que absolutamente não merece. - inteiramente imerecida – não há absolutamente nada que a motive.Um exemplo claro de graça é Noé. Noé achou graça aos olhos do senhor. “Gn.6,8.” (rm.9,11,12.)Paulo quando fala graça tem em mente não só a salvação, mas todos os benefícios que ela nos traz, e que é possível ao crente experimentar.Paulo também escreve aos (efesios 3, 19) que ele ora para que sejam cheios de toda a plenitude de Deus.E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.Que essa maravilhosa atitude de Deus para conosco em amor, apesar do nosso pecado, se manifeste a eles em toda a sua plenitude e em toda a sua glória. Que eles tenham essa benção, que a experimentem, que ela seja derramada sobre eles, que, portanto, eles conheçam e experimentem o amor de Deus em toda a sua plenitude.“Paz” aquele que experimenta a graça, tem acesso a paz, as duas coisa andam juntas nunca a paz antes da graça.Qual é o verdadeiro significado de paz?Muitas pessoas têm paz como sensação de satisfação interior, plenitude, alegria extremo ou certo bem estar interior.E a paz é o oposto de infelicidade, o oposto de inquietação, e o oposto de conflito e insegurança.O mundo inteiro prega a paz.Existem prêmios para certos homens.Certas mulheres.Jesus disse bem aventurado os pacificadores, ou os que promovem a paz. Mt. 5,9.Só que a paz que os espíritas pregam, que muitas religiões pregam é a paz entre os homens, porém Paulo quando fala de paz ele esta falando da paz de Deus.Pessoas que tem paz com Deus.Rm. 5,1 sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus.Aqui mais uma vez a paz nos da acesso a esta graça, elas andam juntas, a partir do momento que eu encontro graça eu encontro paz com Deus, e a partir do momento que tenho esta paz devo desfrutar cada dia mais desta graça.Fomos reconciliados com Deus. 2co.5.18.Éramos por natureza inimigos de Deus. V.10. Cl.1,21.Deus é nosso amigo e isto não pode ser mudado.Mas eu lhe pergunto você tem gozado desta paz com Deus?Você tem algum ressentimento contra Deus?Ou seja, muitas vezes pecamos e então, fizemos como fez adão, queremos nos esconder de Deus em vez de pedir perdão e desfrutar desta paz.Se há algum, questionamento você não esta gozando desta paz.Estar em paz com Deus significa;O nosso coração a nossa mente, todo o nosso ser está aberto e fruímos Deus.Então se eu tenho paz com Deus, também há tenho no meu interior, o que isso significa?Significa ausência de inquietação no ser interior! Quão inquietos somos, em conseqüência do pecado!Muitas vezes enrugamos a testa, nossos semblantes carregados. Rostos de homens e mulheres cheios de ansiedade!Vivem ansiosos, perturbados, aflitos; andam inquietos, inseguros, infelizes. Um sentimento de culpa nos golpeia o dia todo, e estamos rodeados de tormentos que querem nos destruir.Ficamos preocupados. O que haverá se não realizar tal coisa? O que acontecerá comigo? Isso tudo é inquietação. Não estamos em paz com nós mesmos.É inconcebível alguém experimentar a graça na sua totalidade e mesmo assim ter estes sintomas de inquietações. A graça acaba a guerra.Devemos tomar o exemplo de um homem que conhecia bem a graça.Felipenses. 4,11.Não digo isto como por necessidade, mas já aprendi a contentar-me com o que tenho.Vamos tentar caminhar mais um pouquinho nesta passagem, observem que existe uma doutrina, uma profunda doutrina ainda neste versículo 7. a palavra “e” colocada no meio do pai e do filho,. Graça e paz de Deus nosso pai e do nosso senhor Jesus Cristo.Reparem que aqui Paulo coloca Jesus do lado do pai, na mesma posição de conceber graça, e paz.Nenhum homem ou poder ou qualquer outra coisa pode ser colocada do lado de Deus, com a mesma intensidade.Somente poderemos ter paz com Deus através de Jesus, nisso esta o sentido da graça.
Não poderemos ter paz sem encontramos a graça de Deus, podemos viver frustrados por conta disto.Temos que entender que fomos salvos quando éramos os piores pecadores, quando Deus nos tratava como seus inimigos, muito mais agora estando reconciliados seremos por ele salvo. Ele te AMA.

Por Giovani Renato Varela da Silva.

Nenhum comentário: