rss
email
twitter
facebook

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Soberania de Deus e os erros doutrinários da CPAD


Este artigo é uma resposta à lição A Soberania e a Autoridade de Deus

Tive contato com a revista Lições Bíblicas da CPAD, usada na EBD das Assembléias de Deus no Brasil e outras denominações pentecostais, através do meu sogro que é membro desta denominação. Ao folhear essa revista, meio que por acaso, enquanto o esperava chegar do culto no domingo, dei de cara com a lição de n° 6 que será utilizada dia 9 de maio deste ano, intitulada: A Soberania e a Autoridade de Deus. Imediatamente, como bom calvinista, o tema me chamou a atenção, e mais ainda o texto áureo: “Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso? Rm 9:21” que estava em destaque. Em um primeiro momento fiquei surpreso e feliz, por ver um verso desse como tema de uma lição bíblica em uma igreja pentecostal e tendo em vista o grande número de pentecostais que têm entendido e subscrito a soteriologia reformada, imaginei que com esse tema e texto base, não tinha como não se curvar diante da clareza bíblica da soberania divina na eleição. Mas não durou muito a minha alegria, logo na introdução li a expressão: Calvinistas Extremados, então por estar acostumado aos constantes ataques de arminianos em fóruns, artigos e livros, já sabia que tipo de fundamento nortearia todo aquele estudo. Ao continuar a intrigante leitura, as minhas suspeitas se confirmaram, não era um ataque ao hiper-calvinismo, era uma afronta a soteriologia reformada e bíblica, comumente chamada de calvinismo.

A acusação inicial da lição desta revista de lições bíblicas é de que os calvinistas, ignoram o ensinamento bíblico de que Deus age e determina de acordo com seus santos e perfeito atributos, como bondade e santidade, esquecendo-se, como sempre, que a justiça é um dos atributos de Deus. Deus é Justo Juiz e conforme o contexto da parábola do oleiro em Jeremias, Deus retribui a cada um, segundo o proceder, segundo o fruto de suas as ações (Jr. 17:9). Isto também inclui a justa condenação, a reprovação divina é de acordo com o mérito humano, neste caso, a reprovação divina é de acordo com o demérito humano. Até esse ponto parecem todos estarem de acordo, mas o erro está em supor que alguém possa ser um não merecedor da condenação eterna, todos, inclusive os eleitos, são filhos da ira por natureza (Ef. 2:3), ninguém será salvo por mérito próprio . Assim Deus sempre é o Justo Juiz, diante da condição da criatura humana, mesmo que a todos encerrar-se debaixo da condenação eterna, Deus apenas estaria sendo Justo.

O calvinismo ensina que todos os seres humanos são agentes livres no sentido de que eles podem tomar suas próprias decisões a respeito daquilo que querem fazer, escolhendo de acordo com sua própria natureza e consciência. Ai está o problema do homem natural, segundo as Escrituras ele sempre escolhe mal, a não ser que Deus intervenha de forma soberana, quebrando o coração de pedra e dando-lhe o arrependimento para a vida, este continuará em sua rebeldia contra Deus, morto espiritualmente e não podendo escolher as coisas que dizem respeito a salvação da alma, o homem caído ama somente as trevas e jamais escolhe ser de Deus, não pode por si mesmo buscar o bem espiritual (Rom 3:10).
Então as Escrituras ensinam bem mais que somente o cuidado de Deus pelo seu povo, por aqueles a quem molda para serem vasos de honra, exalta também sua soberania, quando de sua livre vontade, resolve endurecer e não usar de misericórdia com alguém (Rom 9:13-18), e acertadamente, diz o autor da lição que para entender a predestinação é necessário ler romanos capítulos 9-11.
O amor de Deus pelos seus, está fundamentado em sua soberana escolha, “Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú.” (Rom 9:13), e este aborrecer é mais que “amar menos” conforme Ml 1:3-4 deixa bem claro, ele traz o sentido de rejeição e antipatia.

Curiosamente a revista traz além de vários textos bíblicos maravilhosamente esclarecedores como: ”... O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade” ( Is 46:10), uma definição bíblica e ortodoxa da soberania de Deus, contudo, como é de praxe aos arminianos tentar, a todo custo, condicionar a escolha divina dos que serão salvos ao pré-conhecimento das ações de suas criaturas, isso está também presente no estudo em questão, expresso na frase “levando sempre em conta, naturalmente, o livre-arbítrio com que Ele nos dotou”. Ensino esse que não encontra fundamento nas Escrituras. A eleição segundo a presciência de Deus de que fala as Escrituras, não diz respeito as ações das pessoas, aliais, “presciência” nunca é empregada nas Escrituras em relação a eventos ou ações; em lugar disso, sempre se refere a pessoas. Pessoas é que Deus declara que “de antemão conheceu” (pré-conheceu), não as ações dessas pessoas, vejamos o texto usado na revista:
“Nossa eleição, portanto, tem como base a soberania e a presciência divinas: eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas (1Pe 1:2)”
Quem são “eleitos segundo a presciência de Deus Pai”? O versículo anterior nô-lo diz: a referência é aos “estrangeiros dispersos”, isto é, a Diáspora, a Dispersão, os judeus crentes. Portanto, aqui também a referência é a pessoas, e não aos seus atos previstos. Se Deus escolhesse os homens baseado nas futuras ações humanas, a salvação seria por méritos previstos, mas o certo é que para as boas obras fomos escolhidos e não por causa delas. (Ef 1:4).

A revista parece mais confusa ainda, quando resolve definir predestinação e como que fugindo do argumento da eleição condicionada ao pré-conhecimento, agora usa João 3:16 para afirmar que Deus predestinou todos os seres humanos à vida eterna, é isso mesmo, o texto usado para falar de predestinação é exatamente o que nada fala sobre isso, mesmo tendo a Bíblia mais de 50 versículos que claramente fazem referência a escolha de Deus daqueles a quem soberanamente salvaria, o único texto que o autor consegue enxergar como resposta a este dilema milenar da cristandade segundo ele de fácil compreensão é que “Deus amou o mundo” como se a expressão de sua benevolência significasse que Deus ama com amor eletivo toda e cada criatura humana, inclusive Esaú, enquanto que nem o verso e nem o contexto a nada disso sugere, pelo contrário, é onde Jesus a muitos confunde com sua assertiva de que ninguém pode ver o reino de Deus, sem antes nascer de novo. Outros textos que falam claramente que os nomes dos eleitos estão escritos no livro da vida antes da fundação do mundo (Ap 17:8), propositalmente ficam fora do estudo que ainda afirma que Deus jamais predestinaria alguém para a condenação eterna, contrariando claramente textos como 1Pe 2:8, Rom 9:22, Jd 1:4, At 13:48 e Prov 16:4.

A predestinação sugerida pelo autor não é a mesma ensinada pelas Escrituras, aquilo que Deus determina, ordena, predestina, tem um fim certo e não pode ser mudado, nem mesmo pela livre agência humana, que não é o mesmo que o livre arbítrio arminiano, onde supostamente Deus abre mão de sua jurisdição e governo para dar ao homem a real oportunidade de escolher e criar realidades, sendo assim uma espécie de co-criador, mas a verdade é que o homem nunca é livre metafisicamente de Deus. A revista ensina que a predestinação para a salvação (mesmo sendo baseada na onisciência como defendido antes), não é garantia de nada, não implica em uma certeza absoluta que aquela pessoa predestinada será salva, enquanto isso as Escrituras Sagradas declaram: Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. (Rom 8:29-30).
Podemos facilmente perceber que os indivíduos são os mesmos, do início ao fim do processo, desde o conhecimento de nossas pessoas por Deus na eternidade, que entendemos ser o amor eletivo de Deus (pois conhecer no sentido de “tomar ciência”, à todos e tudo Deus conhece) até à justificação, existe uma corrente onde os elos são os mesmos, inquebráveis até o fim, ou seja, os mesmo que são predestinados para a salvação são definitivamente glorificados e levados ao céu, não pode falhar porque faz parte do plano eterno e perfeito de Deus para sua própria glória, e Jesus certamente tem poder para cumprir a vontade do Pai: “E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.” (Jo 6:39).

A lição da revista Lições Bíblicas da CPAD é uma tentativa tímida e inútil de conciliar doutrinas inconciliáveis, à saber, o ensino clássico da Soberania de Deus com a tese arminiana do livre-arbítrio, para tal, é capaz de recorrer à métodos, em muito, parecidos com o das literaturas sectárias, como a revista sentinela dos Testemunhas de Jeová, onde é comum encontrarmos afirmações teológicas fundamentadas em textos claramente distorcidos, fora de seus contextos ou que simplesmente nada falam sobre o assunto ao qual é associado.
É lamentável ver uma revista aparentemente séria como esta da CPAD, além de claramente distorcer textos bíblicos para sustentar sua posição e de vetar com esse discurso autoritário qualquer possibilidade de debate, e a liberdade de pensamento e consciência de cada crente que se utiliza de seu material para estudar as Escrituras, ainda com tom de chacota distorce as palavras de Calvino, insulta os calvinistas, e estigmatiza em sua literatura a posição soteriológica reformada, sustentada por diversas denominações sérias e históricas de nosso país, isso me faz lembrar as palavras de queixa do irmão A. S. Pettie, quando ele diz: "De lábios hostis, uma afirmação justa e correta da doutrina, nunca é ouvida".

Por Djalma Oliveira Santiago

26 comentários:

estevao disse...

Achei o máximo o comentário sobre esta revista da ebd da cpad.

Se fosse há 6 meses atráz, eu estaria dizendo amém ao conteúdo desta lição.

Dou graças ao meu DEUS pelo entendimento da sua palavra.
SOLA GRATIA.

Ricardo Guerra disse...

Ótima postagem, parabéns. meu primo tem uma revista da dessa e quando eu disse pra ele... só falto ter um ataque.

Que Deus em Cristo continue vos abençoando.

Soli Deu Gloria

Alexandre Pitante disse...

Paz,

Apesar de ser Assembleiano é nisso que eu creio. Calvinismo.

Leia:
http://alexandrepitante.blogspot.com/2010/04/arminianismo-x-calvinismo.html

Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

Thiago Martins Rabello disse...

Uma excelente defesa da soteriologia reformada. Parabéns!

Mas sempre foi assim...eles não conseguem fazer a exegese dos textos e, apelam para versículos soltos, fora do contexto, além disso, nos insultam e dizem que nós, calvinistas, é que somos os hereges.

Que Deus possa ter misericórdia de suas vidas.

SOLA ESCRIPTURA!

Unknown disse...

Graça e Paz!

Estou agora glorificando a Deus por ter encontrado o seu comentário, sou presbítero da AD e professor da EBD, estava muito preocupado com essa aula, estava pensando em nao aplicá-la, pois tenho estudado um pouco sobre ateologia de Calvino e me rendido a ela, nao sei como um pastor tao renomado como é o comentarista da nossa lição desse trimestre pôde ter sido tao tendencioso ao refutar a doutrina Calvinista.
Peço ao Senhor que nos ajude e que o próximo domingo seja um dia pre estabelecido por Deus para começarmos a mudar um pouco a AD no Brasil!
Sola Gratia!

Unknown disse...

Todo homem , é predestinado a salvação, mas nem todos serão salvos. [Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.]

Unknown disse...

As vezes perdemos tanto tempo para discutir questoes doutrinária, e cada vez mais as almas estão indo para o inferno.O que temos feito para mudar este quadro? sou professor da AD com muito orgulho, mas se eu e você não seguirmos verdadeiramente os passos do mestre, qual será nossos destinos? Eu não acredito naquela frase (UMA VEZ SALVO, E SALVO PARA SEMPRE). "O DEUS QUE EU SIRVO NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS"...QUE JESUS TE ABENÇOE E ILUMINE SEU ENTENDIMENTO...

Ramon Fernandes Santos disse...

Da prdestinação à glorificação não pode ser frustrada a vontade de Deus!
Sou professor da EBD e creio na voz reformada dos pais da igreja!
parabens!!
Li e anotei algumas versículos! Estarei ministrando essa lição na igreja que pastoreio! Claro com as devida observações bíblicas!!!!!
Deus vos abençoe!!
Sola scriptura!!

Unknown disse...

A Paz de nosso Senhor meu irmão em Cristo,

Não poderia deixar de comentar o versículo de Ap.13.8, onde você afirma sobre os nomes escritos no livro desde a fundação do mundo e ataca nossa doutrina assembleiana dizendo que não sabemos fazer a devida interpretação do texto, mas senão vejamos Ap 13.8 "E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."
Ora, aqui no Texto Sagrado nos fala que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo e não que os nomes estão desde a fundação do mundo. Outro ponto interessante é que se você acha que já existe um livro com todos os nomes dos salvos "eleitos", então sugiro que não precisão mais os calvinistas buscarem a Deus, pois independente do que fizerem já existe os que serão salvos. Assim porque não vender tudo o que tem e dar aos pobres?

Djalma Oliveira disse...

Flaviane, Graça e paz.
Obrigado por sua presença, favor não leve nada para o lado pessoal, estamos apenas manifestando nossa opinião com respeito às doutrinas arminianas e respondendo à uma lamentável forma de se referir ao calvinismo e calvinistas, sei que existem os hiper calvinistas que vão ao extremo negando à criatura qualquer responsabilidade pelos seus atos, o que não é o caso de Calvino e dos legítimos defensores de sua teologia.
Quanto ao versículo que a amada citou, agradeço pela observação, pois o texto a que me referia era esse:

Ap 17:8 A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir.

Mesmo os nomes já estando (ou não, no caso do réprobos) escritos no Livro da Vida, antes da fundação do mundo, isso não nos isenta de nossa responsabilidade em testemunhar deste tão grande amor, para que assim sejamos ferramentas para o cumprimento do plano de Deus em salvar os seus escolhidos.

Ninguém nasce salvo, somos eleitos na eternidade para sermos salvos no tempo, isso não anula os meios, pelo contrário, Deus usa dos meios para cumprir seu propósito.

Para o salvo, não é uma obrigação, é um prazer ser usado por Deus e reconhecer que Ele é quem faz a obra.

Abnael disse...

Aos amados deixo minha resposta a este artigo no meu blog: http://abnael.blogspot.com/2010/05/uma-resposta-ao-artigo-soberania-de.html

A paz do Senhor!

Djalma Oliveira disse...

Abnael
Graça e paz, creio que arminianismo é quase uma heresia, porque é semi-pelagiano, contudo as implicações deste podem sim constituir uma heresia, vide o teísmo aberto ou teologia relacional, o artigo não tem nada de pessoal em seu teor, o ataque é à falsa doutrina e não à pessoas ou cristãos sinceros e desavisados que por ventura ainda estejam crendo neste erro doutrinário.
A sua afirmação sobre o arminianismo ensinar a eleição de todas as pessoas, só poderia partir de alguem que nada sabe de arminianismo, Jacob Arminius nunca ensinou a predestinação de todos os homens, o que se ensina no arminianismo é a Eleição Condicional. (o que deu origem ao ponto do calvinismo que ensina a Eleição Incondicional)
Até Arminius acreditava em uma predestinação de certas pessoas baseada na fé prevista).
Sendo assim a doutrina atual das Assembleias de Deus é tão heterodoxa que não encontra equivalênte nem mesmo neste falso ensino chamado arminianismo.

Fábio disse...

Vcs calvinistas sempre se achando melhores do q os outros e mais conhecedores da Bíblia que os pentecostais e os arminianos...Porém não passam de ignorantes soberbos que não evoluem teológicamente, antes, ficam repetindo feito papagaio o q Calvino disse a séculos atrás.

Eu provo que Deus não predestinou tudo e a todos, que temos livre escolha para decisir entre o bem e o mal, e que a história humana não está pronta.

Se quiser aprender pode me procurar f.matoso@globo.com

remanecente disse...

A Soberania e a Autoridade de Deus. Imediatamente, como bom calvinista,não seria como bom cristão ou servo de Deus?,irmãos nem paulo nem apolo;qui cristianismo estamos pregando?arminio,calvino,malafaia e outros foram e são humanos,falhos,imperfeitos e faliveis só jesus é o Senhor,sabe porque?ele instituiu a sua igreja;e os demais criaram suas denominações e suas doutrinas esquizofrenicas,dai um é arminiano,outro calvinista,luterano,assembreiano eassim vai todos sem conteudo biblico com suas falacias,e pergutamos:e Jesus entra em qual parte?at:20-29.

Anônimo disse...

Sempre ficou claro pra mim, que a posição da CPAD sempre foi duvidosa com relação a Soberania de Deus, inclusive quando passei por essa lição disucuti com a minha sala qu o autor da Revista estava equivocado, e tentava conciliar posições inconciliáveis.

A discussão acerca da predestinação não começa em Calvino, portanto é bobagem de quem quer que seja tentar desqualificá-lo. É preciso, além dos textos bíblicos, encontrar Santo Agostinho, e estudar na teologia dele a doutrina da predestinação, pois é ele que influencia tanto Lutero, quanto Calvino. Lutero a quem tanto estimamos, era monge agostiniano, no que será que ele acreditava mesmo??? É somente ler o livro de Lutero "O Servo Arbítrio", o título responde por si só. Em Calvino há, com certeza uma melhor sistematização do tema, é preciso ler entãos as Institutas de Calvino, pois nenhum outro teólogo de seu tempo escreveu tão bem sobre teologia sistemática como Calvino, assim como comentários exegéticos também, pois comentou quase a bíblia inteira, e isto está´publicado em português. Caso haja dúvidas é somente os pentecostais lerem. Outra questão importante é que a teoria do livre-arbitrio também não era novidade, basta lermos Pelágio, os pelagianos e o semi-pelagianismo pra compreendermos também. Pelágio foi opositor de Agostinho e de sua teologia.
Enfim, tenta-se de toda maneira uma conciliação entre livre-arbitrio e predestinação, coisa que acredito ser impossível. Há pouco tempo, li um livro lançado em português e no Brasil, de um autor muito sério, apologista, que sempre gostei de ler seus escritos, contudo percebi, claramente seus deslizes ao escrever o livro "Predestinação e Livre -Arbítrio" (Norman Geisler), tentando apontar soluções que concilia-se essas teologias; "coitado", gastou ou perdeu um bom tempo de sua vida escrevendo um livro que não será muito útil a teologia, pois sua base desde o início é fraca, o seu tem já nasce reprovado, pois esse assunto não é possível de ser conciliado.

QUEM TOMA A ATITUDE DE SALVAR O HOMEM, É SEMPRE PRIMEIRAMENTE DEUS. OHOMEM É INCAPAZ, DEVIDO O SEU ESTADO MORAL DE REPROVAÇÃO PELO PECADO, DE DECIDIR POR CRISTO. ANTES DE O HOMEM DIZER EU QUERO, DEU S JÁ O DESPERTOU EM SEUS SENTIDOS, PARA QUE PUDESSE COMPREENDER A VOZ DO ESPÍRITO SANTO.

Apesar de pentecostal, acredito na teologia reformada e na doutrina da Eleição pela predestinação de Deus.

Pr. Alexandre da Silva Chaves
Pastor na Igreja Assembléia de Deus, Teologo formado pela EST/MAckenzie e mestre em Ciências da Religião pela mesma Universidade.

Wagner Miranda disse...

O maior problema é desconsiderarmos a Autoridade e Soberania de DEUS, que de acordo com a Sua Palavra, a Bíblia, é o SOBERANO DEUS e eterno todos os seus Decretos, e neste bojo está presente a ELEIÇÃO INCONDICIONAL. A despeito do que dizem os homens (criaturas) seja qual for, suprimir a soberania de DEUS significa blasfemia e uma heresia. Infelizmente o orgulho do homem faz com que essas mentiras, travestidas de "doutrinas" tentem se sobrepor à vontade soberana do Criador e que, ao fazerem isso acabam por transformar algo tão precioso "(...)tão grande salvação..." em questiúnculas e por conseguinte "axiomas cristãos". Ao SENHOR JESUS toda honra, ELE sim é a VERDADE. Sola Gratia!

jg pentecostal disse...

jg A PAZ DO SENHOR
ACREDITO NA SOBERANIA DE DEUS MAS TAMBEM NÃO POSSO ACREDITAR QUE DEUS É O CULPADO PELO PECADO DO HOMEM.ASSIM TIRAMOS A RESPONSABILIDADE DO HOMEM E COLOCAMOS EM DEUS JA ESTUDEI MUITO TEMPO ESSA DOUTRINA DE CALVINO POREM NÃO JUGO TOTALMENTE ERRADA
POREM ACHO QUE FOI ALEM DO PERMITIDO PRICIPALMENTO QUANDO ELE DIZ NAS SUAS INSTITUTAS QUE DEUS DESTINOU HOMEM PARA O INFERNO PARA SUA PROPRIA GLORIA.ACREDITO QUE O DEUS VERDADEIRO JAMAIS AGIRIA SEM JUSTIÇA AINDO QUE TEM TODO AMOR,MAS AMOR SEM JUSTIÇA NÃO COMBINA RM 3X22
QUE DEUS VOS ABENÇOE

Unknown disse...

Calvinoxarminios dois teologos nada mas que isso. Meu deus que povo besta se eu sou calvinista estou perdido se sou arminiano estou codenado vão ser besta a sim. pra lá meus irmãos. Preguem o evangelho simples como jesus mandou seus partidarismo só leva a discução sem fim imagino uma ruma de calvinista e arminianos no inferno discultindo quem ta certo.

Unknown disse...

Fico tentando entender o que os calvinistas entendem por "livro da vida"; será que eles acham que existe no céu um livro enorme com os nomes dos salvos desde Adão?

a Expressão é metafórica e se refere a memória eterna e inacessível de Deus.

Sou Arminiano, mas não sou um ativista do arminianismo, compreendo que Jacó Armínio errou (um pouco) em suas considerações na doutrina da salvação assim como João Calvino errou (muito) no mesmo assunto, por isso que os arminianos se divergem em seus pensamentos, para terem uma teologia "reformada" (de fato e de verdade).

Quanto a predestinação, entendo que ela é tanto pessoal quanto coletiva, mas o que diverge é a origem da predestinação, os calvinistas entendem que é pela Soberania que está ligada a Onipotência de Deus, os arminianos que é pela presciência que está ligada a onisciência de Deus; não vejo a possibilidade de existir uma pessoa condenada desde a fundação do mundo porque Deus assim decidiu, sem que qualquer possibilidade de conversão lhe fosse concedida,
pois até mesmo o sacrifício de Cristo (segundo o calvinismo) não lhe oferece condição de ser salvo.

Esta história de "perseverança dos santos" "Eleição Incondicional" "Graça Irresistível" "Expiação Limitada" "Justa[prévia]reprovação" e etc. são os grandes pilares do calvinismo e são refutadas facilmente pelas escrituras.

Oro a Deus que lhes abram os olhos para que lhes resplandeça a luz do evangelho, e que todos os calvinistas conheçam progressivamente o Senhor.

como um aperitivo deixo a seguinte questão:

Assim como, no passado, surgiram falsos profetas entre o povo, da mesma forma, haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao cúmulo de negarem o Soberano que os resgatou, atraindo sobre si mesmos repentina destruição.

É possível um resgatado ser condenado?

Unknown disse...

Vc está certo, vamos preguntar a todos eles quantas almas eles levaram a conhecer a Cristo. Discussão besta.

Unknown disse...

Vc está certo, vamos preguntar a todos eles quantas almas eles levaram a conhecer a Cristo. Discussão besta.

Unknown disse...

Vc está certo, vamos preguntar a todos eles quantas almas eles levaram a conhecer a Cristo. Discussão besta.

Unknown disse...

Entao somos arminianos? .calvinistas? ou todos somos de Cristo !!!

Unknown disse...

Entao somos arminianos? .calvinistas? ou todos somos de Cristo !!!

Unknown disse...

Querido irmão Djalma, permita-me perguntar-lhe... Nos textos: "A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é.
Apocalipse 17:8"
e
"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Apocalipse 13:8"
Ambos dizem que os nomes NÃO estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo, no primeiro texto refere-se aos habitantes da terra desde a fundação do mundo e no segundo texto refere-se ao Cordeiro morto desde a fundação do mundo. Olha eu sou um estudioso da língua portuguesa, se o que o prezado irmão está dizendo é o contrário do que eu estou interpretando, então a tradução da bíblia para a língua portuguesa está errado.
Mas uma pergunta que me atormenta: se já existe uma lista de eleitos para a salvação, como saber se eu estou nela? essa lista ela só é alterada conforme o nascimento de outras pessoas eleitas ou existe uma maneira de ser incluído nela? Se eu reconhecer que Jesus Cristo é meu único salvador eu serei incluído nessa lista, mesmo eu não ter sido anteriormente eleito para a salvação? - Sinceramente eu fico muito confuso com isso, pois se eu não eleito para a salvação, eu mesmo indo na igreja, evangelizando, tocando, fazendo tudo e quando chegar aquele dia especial eu não poder entrar nas bodas do Cordeiro, pois eu não era eleito. Estou entendendo corretamente? Nunca ninguém me esclarece isso.

Cordialmente.
Pastor Ezequiel Neto.

Flaviano Filho disse...

Olá

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, essescujos nomes, desde a fundação do mundo, não estão escritos no livro de vida do Cordeiro que foi morto (Apocalipse 13:8, tradução literal de Berry).

“kai <2532> {E} proskunhsousin <4352> (5692) {ADORARÃO} autw <846> {ELA} pantev <3956> {TODOS} oi <3588> {AQUELES} katoikountev <2730> (5723) {HABITANDO} epi <1909> {SOBRE} thv <3588> {A} ghv <1093> {TERRA} wn <3739> {CUJOS}ou <3756> {NÃO} gegraptai <1125> (5769) {TÊM SIDO ESCRITOS ta <3588> {OS} onomata <3686> {NOMES} en <1722> {EM} th <3588> {O} biblw <976> {LIVRO} thv <3588> {DA} zwhv <2222> {VIDA} tou <3588> {DO} arniou <721> {CORDEIRO}esfagmenou <4969> (5772) {TENDO SIDO MORTO} apo <575> {DESDE [A]} katabolhv <2602> {FUNDAÇÃO} kosmou <2889> {DE [O] MUNDO.}” (Re 13:8 IGNT)
4) O problema é somente o de escolhermos entre duas possibilidades gramaticais que são, ambas, perfeitamente possíveis: a) entendermos que "desde a fundação do mundo" se refere a "cujos nomes não têm sido escritos"; ou
b) entendermos que "desde a fundação do mundo" se refere a "do Cordeiro tendo sido morto".
5) Desde o século 16, algumas das mais fiéis traduções do TR (por exemplo: Darby [inglês e francês], Diodati, Ostervald, e Berry) tomam a opção (a);
outras das mais fiéis traduções do TR (por exemplo: Almeida 1681, 1693, e Reina-Valera) tomam a opção (b);
mas a KJB e a ACF preferiram deixar ambiguidade (dois sentidos válidos) onde Deus colocou ambiguidade, isto é, fugiram um pouco do melhor estilo literário do inglês e do português, omitiram um par de vírgulas ou de parênteses) que tais melhores estilos exigiriam, e deixaram a tradução com duas maneiras de ser entendida, pois Deus propositadamente fez isto em grego.

http://compriendendoabiblia.blogspot.com.br/2016/05/ap-138-desde-fundacao-do-mundo-nomes_10.html