rss
email
twitter
facebook

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Site do PT: DESCRIMINALIZAR O ABORTO: UM DIREITO DA MULHER, UM DEVER DO ESTADO

CARNIFICINA É NÃO DESCRIMINALIZAR O ABORTO: UM DIREITO DA MULHER, UM DEVER DO ESTADO


As Centrais Sindicais brasileiras repudiam e manifestam a sua indignação à declaração do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, que afirmou nesta segunda-feira, dia 21, durante sabatina do Jornal Folha de São Paulo, que não mexeria na atual legislação sobre o aborto. Para ele "liberar o aborto criaria uma verdadeira carnificina no país."

É lamentável que um candidato a presidência da República tenha essa postura. Ao fazer essa declaração, ele fecha os olhos para milhares de mulheres que recorrem ao aborto como o último recurso para evitar uma gravidez indesejada e não como um método anticoncepcional.

Não há mulher ou homem que defenda o direito ao aborto, que considere a interrupção da gravidez uma decisão fácil, pelo contrário, é uma decisão difícil para a imensa maioria das mulheres que precisam recorrer a ele, podendo gerar conseqüências tanto físicas quanto psicológicas.

O reconhecimento do direito das mulheres em decidir sobre sua sexualidade e reprodução é o princípio dos direitos humanos e da cidadania que substancia os direitos sexuais e os direitos reprodutivos.

Serra parece desconhecer os números apresentados pelos países onde o aborto foi legalizado e é realizado em condições seguras e adequadas. Nesses locais houve redução do número de abortos, da mortalidade materna e das seqüelas provocadas pelos abortos realizados em péssimas condições. Só para se ter uma idéia, enquanto a taxa de aborto por 1.000 mulheres é de 4/1.000 em países como a Holanda, no Brasil a estatística é 10 vezes maior: 40/1.000. E na África do Sul, país que legalizou o aborto em 1997, a mortalidade materna caiu mais de 90% desde então.

Surpreende que um ex-ministro da Saúde faça uma declaração tão irresponsável como essa. Ele conhece os números do Sistema Único de Saúde. Quando Ministro da Saúde, José Serra foi pressionado a aprovar a norma técnica que assegura o acesso ao aborto legal no SUS. Ele sabe muito bem a quantidade de mulheres atendidas com hemorragia ao tentar fazer abortos em condições precárias. Sabe que a carnificina que ocorre é aquela patrocinada pela hipocrisia, pelos conservadores, moralistas, que fecham os olhos à realidade vivida por milhares de mulheres, que a cada dia, colocam suas vidas e sua saúde em risco, especialmente as pobres.

Ao utilizar o termo carnificina Serra propaga o caos e a desordem, o pânico.

Por isso, nós Centrais Sindicais, abaixo assinadas reiteramos nosso repúdio às palavras de José Serra e reforçamos o compromisso que assumimos na Assembléia Nacional da Classe Trabalhadora realizada no dia 1º de junho de 2010, onde as centrais assumiram a luta pela descriminalização do aborto e seu tratamento enquanto questão de saúde pública.

Não podemos aceitar que o Estado controle o corpo das mulheres e imponha a maternidade como um destino obrigatório a todas as mulheres.



Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

Central Única dos Trabalhadores

Força Sindical

União Geral dos Trabalhadores

Fonte: Site do PT

3 comentários:

Ricardo Mamedes disse...

Ora, ora, ora, então por que os petistas e sua representante robótica, candidata a presidente, não assumem logo a defesa da descriminalização do aborto??? Por que mistificam, mentem, escamoteiam a verdade?

A postura da Dilma Roussef neste episódio é mesmo de uma falsidade absurda, pois, afinal, pregou publicamente a bandeira da descriminalização e agora acusa o seu oponente de "criar boatos". Fatos, obviamente, não podem ser considerados, tampouco confundidos com boatos. Vamos e venhamos...

Ricardo.

Anônimo disse...

Ricardo Mamedes

Dilma tem duas caras, e por não ter um posicionamento firme em nada, acabou por desagradar também os grupos GLS que a estão chamando de Bandilma depois que ela andou flertando com certos religiosos conservadores.

Marcos Sampaio disse...

Estou conhecendo seu blog hoje. Muito bom! Deus continue abençoando.
Quero aproveitar para divulgar o nosso blog pessoal:

A internet é um espaço precioso onde podemos falar das verdades bíblicas e discutir diferentes pontos de vista!
[ Idéias Protestantes ] é um blog cristão com essa proposta. Sem dispensar a seriedade na defesa do Evangelho, e, sobretudo, longe de se adaptar aos modismos e novidades do Cristianismo de entretenimento, o leitor aqui obterá uma mistura bem balanceada de teologia, cultura, denúncia, cidadania, religião e artigos devocionais. No blog IdéiasProtestantes [http://WWW.marcossampaio.com.br], você fica sabendo da última novidade do absurdário gospel, mas também não falta material para edificação e reflexões sobre a vida cristã.

Ao mesmo tempo queremos encorajar a Igreja de Cristo a sempre estar reformando seus pensamentos, para que cada vez mais honre a Deus e seja consistente com a Sua Palavra; reafirmando que a salvação é pela graça somente, através da fé somente, em Cristo somente,como revelada na Escritura somente, para a glória de Deus somente!

Um forte abraço.
Marcos Sampaio

Se puder nos dar aquela “forcinha” em seu blogroll:
http://www.marcossampaio.com.br