rss
email
twitter
facebook

quarta-feira, 15 de julho de 2015

As Implicações do Livre-Arbítrio

 
Por C. H. Spurgeon


De acordo com o esquema do livre-arbítrio, o Senhor tem boas intenções, mas precisa aguardar como um servo, a iniciativa de sua criatura, para saber qual é a intenção dela. Deus quer o bem e o faria, mas não pode, por causa de um homem indisposto, o qual não deseja que sejam realizadas as boas coisas de Deus. O que os senhores fazem, senão destronar o Eterno e colocar em seu lugar a criatura caída, o homem ?
 Pois, de acordo com essa teoria, o homem aprova, e o que ele aprova torna-se o seu destino. Tem de existir um destino em algum lugar; ou é Deus ou é o homem quem decide. Se for Deus Quem decide, então Jeová se assenta soberano em seu trono de glória, e todas as hostes Lhe obedecem, e o mundo está seguro. Em caso contrário, os senhores colocam o homem em posição de dizer: "Eu quero" ou "Eu não quero. Se eu quiser, entro no céu; se quiser, desprezarei a graça de Deus. Se quiser, conquistarei o Espírito Santo, pois sou mais forte do que Deus e mais forte que a onipotência. Se eu decidir, tornarei ineficaz o sangue de Cristo, pois sou mais poderoso que o sangue, o sangue do próprio Filho de Deus. Embora Deus estipule Seu propósito, me rirei desse propósito; será o meu propósito que fará o dEle realizar-se ou não".
 Senhores, se isto não é ateísmo, é idolatria; é colocar o homem onde Deus deveria estar. Eu me retraio, com solene temor e horror, dessa doutrina que faz a maior das obras de Deus - a salvação do homem - depender da vontade da criatura, para que se realize ou não. Posso e hei de me gloriar neste texto da Palavra, em seu mais amplo sentido: “Assim, pois, não de pende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia” (Romanos 9:16).

Fonte: Revista Fé para Hoje.

2 comentários:

ant1k disse...

Gostaria que me tirasse uma duvida. Em hb 6:6 falam que aqueles que foram iluminados etc e cairam são impossiveis de serem reconduzidos ou renovados ao arrependimento.

Segundo o calvinismo o nao-eleito desde seu nascimento até sua morte, é impossivel ser renovado ao arrependimento, mas hb 6:6 diz que só é impossivel do homem ser renovado quando ele tem um tipo de experiencia e entendimento do evangelho e mesmo assim o abandona. Não estou falando que eles foram salvos, mas aqui não parece reforçar a doutrina arminiana em que diz que Deus renova o coração e vontade dos impios capacitando ele a poder escolher se arrepender ou nao se arrepender ?

Alguem com o entendimento do calvinismo ao olhar nesse texto só pode concluir o seguinte : Se eu não sou eleito nao faz diferença, eu nunca serei renovado ao arrependimento pois Deus nunca concedera esse dom pra mim.

Mas nao parece que o autor aos hebreus esta dizendo que todos aqueles que ouviam a mensagem tinha a possibilidade de se arrepender, e essa possibilidade só se perderia se eles cometessem essa apostasia ?

ant1k disse...

Um argumento contra a expiação limitada 1 timoteo 2:6

que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2:4

Muitos calvinistas dizem que 1 timoteo 2:4 é a vontade de desejo de Deus e nao a sua vontade de decreto, que é a sua vontade revelada e nao a secreta , que Deus em sua vontade de desejo, deseja que ninguem peque, deseja que todos os homens se arrependam e que todos eles sejam salvos. Mas o meu ponto é que se paulo no versiculo 4 diz que são todos da humanidade que Deus deseja salvar, então no versiculo 6 só pode ser que Jesus morreu por todos da humanidade.

Mas se paulo diz que são todas as classes de pessoas, isso significa que quando voce prega o evangelho Deus nao deseja salvar a todos que recebem o convite, alem de nao ser uma oferta sincera , mas segundo ezequiel e mateus 23:37, quando voces pregam o evangelho, Deus deseja que todos eles que escutam sejam salvos pois ele morreu por todos eles, conforme paulo diz no versiculo 6


qual se entregou a si mesmo como resgate por todos.
1 Timóteo 2:6


Se todos no versiculo 4 são todos da humanidade então no versiculo 6 só pode ser todos por quem jesus morreu, mas se todos no versiculo 4 não são todos na humanidade então significa que Deus nao possui nenhum desejo salvador para com o nao-eleito e por tanto a oferta de perdao do evangelho é falso